A Secretaria Municipal de Educação informa que serão retomados amanhã (25), nas escolas e Cmeis, os simulados de abandono em caso de incêndio. A atividade acontece periodicamente junto às escolas municipais e Cmeis e conta com a participação do Corpo de Bombeiros, que além de tornar a atividade ainda mais real, também permite que os profissionais, responsáveis pela formação dos brigadistas escolares, também apontem os erros e acertos após a simulação.
Segundo o engenheiro Tiago Cardoso, supervisor de Infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação, o momento junto aos militares do Corpo de Bombeiros é muito rico para as brigadas escolares. "A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Semed, para a formação das Brigadas de Incêndio, oportuniza a conscientização e a capacitação da comunidade escolar para ações preventivas e de enfrentamento às situações de incêndio e pânico, incorporando uma transformação a médio e longo prazo da consciência coletiva da comunidade escolar".
A preocupação com a adequação física das escolas e Cmeis, assim como a capacitação de profissionais da Educação para atuar em momentos de incêndio e pânico é uma constante e os treinamentos e simulados são parte fundamental neste processo. “A simples instalação de sistemas preventivos nas unidades escolares não significa que a evacuação e combate ao incêndio será executado com êxito. Torna-se essencial e eficaz a adoção por parte de servidores e alunos de uma série de precauções e procedimentos de segurança para o combate inicial ao incêndio, bem como organizar a saída da população de maneira ordeira", pontua Tiago.
Com a crescente preocupação em relação à segurança dos alunos e a propagação de notícias falsas a respeito de supostos ataques, a Secretaria Municipal divulga a relação de escolas e Cmeis que passarão pelos simulados durante esta semana, tendo em vista que haverá movimentação de servidores e alunos, e também do caminhão do Corpo de Bombeiros nestas unidades, porém, não há motivos para preocupação, pois trata-se apenas de um simulado.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS