domingo, 20 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Adilson Poleze apresenta projeto para criação da CIA Independente da PM em Quedas do Iguaçu

O projeto de lei agora segue para análise dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná....

O presidente da Câmara de Vereadores de Quedas do Iguaçu, Adilson Poleze, apresentou nesta segunda-feira (24) um projeto de lei para a criação da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar do Paraná, tendo como sede o município de Quedas do Iguaçu. Os deputados Reichembach e Alexandre Curi serão os propulsores do projeto de lei na Assembleia Legislativa.

A nova companhia terá como objetivo melhorar a segurança pública na região, com um aumento significativo do efetivo, passando dos atuais 40 para mais de 80 policiais. A companhia contará com diversos serviços, incluindo ROTAM (Ronda Ostensiva de Tático Móvel), patrulha rural, serviço de inteligência, equipes de guardas e escoltas de presos, PROERD (Programa de Erradicação e Combate as Drogas), equipe de trânsito, patrulha com motocicletas, bases móveis comunitárias e patrulhamento a pé.

Atualmente, a 2ª Cia de Quedas conta com cerca de 60% do efetivo necessário, o que dificulta a resposta rápida em ocorrências. Com a criação da nova companhia, haverá uma melhor adequação às normativas legais, no que se refere à carga horária trabalhada pelo Policial Militar, dando melhores condições para um bom desempenho na atividade de polícia, estabelecendo um novo regramento de escalas de serviços.

Além disso, a nova companhia proporcionará um melhor ambiente de trabalho, contribuindo para melhorar o atendimento à população. Os municípios que compõem atualmente a 2ª Cia: Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Catanduvas, Boa Vista de Aparecida, Ibema, Campo Bonito, Guaraniaçu e Diamante do Sul, com uma população estimada em cerca de 120 mil habitantes, serão beneficiados pela criação da nova companhia.

A 11ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, com sede em Quedas do Iguaçu, também terá mais viaturas, materiais permanentes e uma cota exclusiva do Fundo Rotativo Estadual de Segurança Pública, que vai favorecer a gestão de recursos sem depender das demandas do 16º BPM de Cascavel, que está sobrecarregado, com tantos municípios na sua área de abrangência.

O projeto de lei agora segue para análise dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.