Secretaria promove 1ª especialização em Vigilância em Saúde em Cascavel
Objetivo é capacitar servidores que atuam no sistema de saúde do Município...

A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel inicia nesta sexta-feira (5) 1º especialização em Vigilância em Saúde, com o Módulo: Vigilância em Saúde Ambiental, ministrado pela doutora Ana Carla Gasques.
O módulo possui carga horária de 30h, e acontecerá nas seguintes datas: 05/05, 06/05, 19/05 e 20/05. As aulas acontecerão as sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 08h às 12h e das 13h às 18h, de forma quinzenal, no Colégio Expressão, Centro de Cascavel. A especialização contém em sua matriz curricular a carga horária de 360 horas, conforme o disposto na Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.
O curso Lato Sensu de Especialização em Vigilância em Saúde possibilitará ao profissional atuar na vigilância em saúde das populações, compreendendo o planejamento e a implementação de medidas para a proteção da saúde, prevenção, controle de riscos, agravos e doenças em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e as Políticas de Vigilância em Saúde e Educação Permanente em Saúde.
O objetivo é formar especialistas capazes de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da vigilância em saúde, considerando o contexto da saúde pública e a necessidade de transformação das práticas para o alcance de maior efetividade das ações. O curso também irá contribuir para o desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético da vigilância em saúde de forma complementar, habilitando o profissional para atuar nos diversos níveis do sistema.
Além disso, poderá suprir a necessidade de recursos humanos na área de vigilância em saúde, proporcionando conhecimento técnico específico para uma ampla, multidisciplinar e multiprofissional atuação na área.
O curso Lato Sensu de Especialização em Vigilância em Saúde visa contribuir na qualificação profissional, considerando a atual conjuntura de estruturação e consolidação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde e da descentralização das ações, segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde.
O curso será destinado aos profissionais atuantes em Vigilância em Saúde, graduados nas áreas de: enfermagem, farmácia/bioquímica, nutrição, medicina, medicina veterinária, odontologia, engenharia, arquitetura entre outras, que desejam estar preparados para executar ações de vigilância em saúde.
O Curso Lato Sensu conta com com 40 vagas que são destinadas para os profissionais/servidores da Secretaria Municipal de Saúde do Departamento de Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Saúde Ambiental, Saúde do Trabalhador) e Setor de Gestão da Qualidade. O curso será ofertado na modalidade presencial.
O Curso Lato Sensu de Especialização em Vigilância em Saúde tem a seguinte matriz curricular:
Introdução à Vigilância em Saúde;
Políticas, Sistemas e Serviços de Saúde;
Processo Saúde Doença;
Promoção da Saúde;
Metodologia Científica;
Introdução à Bioestatística em saúde;
Vigilância Epidemiológica;
Vigilância em Saúde Ambiental;
Vigilância em Saúde do Trabalhador;
Vigilância Sanitária;
Planejamento e Avaliação em Saúde;
Técnicas de Análise Espacial Aplicadas à Vigilância em Saúde;
Educação em Saúde;
Trabalho de Conclusão de Curso.
O Lato Sensu de Especialização em Vigilância em Saúde possibilitará capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na área de Vigilância em Saúde, ainda incorporando competências técnicas e desenvolvendo novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.
Mais Lidas
Publicidade