
“O Aniversário do Seu Alfabeto”, conhecida obra da Literatura Infantil, de Ademir Piedade, fala da festa de aniversário do ‘Seu Alfabeto’, onde todas as letras se reúnem para a grande comemoração. Outra festa bastante divertida acontece diariamente em cada sala de aula das escolas municipais de Cascavel.
Com a união de esforços em prol da recomposição das aprendizagens, principalmente após o retorno das aulas presenciais, depois do período mais crítico da pandemia, o trabalho dos profissionais da Rede Municipal, que já era destaque, ficou ainda melhor. Isso se reflete na qualidade dos materiais de apoio produzidos pelos próprios professores e coordenadores pedagógicos, e pelos resultados advindos de um processo de ensino e aprendizagem mais leve, divertido e assertivo.
Um exemplo riquíssimo da qualidade destes materiais vem da Escola Municipal Maria Tereza Abreu de Figueiredo, do Bairro Santa Cruz, onde um dos projetos, por sinal, aproveita a história do aniversário do ‘Seu Alfabeto’ para fazer com que os primeiros contados dos alunos do Infantil IV com as letras seja mais divertido e flua de maneira segura e produtiva.
Neste projeto, todas as sextas-feiras um aluno leva para casa o boneco do ‘Seu Alfabeto’, para ser apresentado a todos da residência. Junto com o mascote a criança também leva, dentro de uma bolsinha personalizada, um exemplar do livro de Ademir Piedade e um caderno de atividades, para o aluno realizar conforme a letra indicada naquela semana.
Conforme a equipe da escola, “na segunda-feira o aluno deve levar para a escola o boneco e os materiais enviados pela professora e contará como foi o fim de semana com o ‘Seu Alfabeto’”. Neste projeto, a participação das famílias faz toda a diferença, pois são os familiares que auxiliarão os alunos na leitura e realização das atividades propostas.
Além deste projeto, a Escola Maria Tereza, a exemplo do que acontece também nas outras unidades escolares, não economiza na criatividade para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos. A equipe também produziu diversos jogos educativos e materiais pedagógicos manipuláveis para auxiliar a compreensão dos alunos em relação à formação de sílabas, palavras e frases.
E tem ainda o caderno de atividades, que foi preparado para cada aluno e que conta com o alfabeto, silabários, palavras e pequenos textos, para que os alunos possam retomar em casa aquilo que aprenderam durante o dia na sala de aula.
A diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Rosane Brandalise Corrêa, conta que a realização de práticas diferenciadas e produção de materiais pedagógicos que auxiliem os alunos é uma das orientações da Secretaria de Educação para o trabalho de recomposição das aprendizagens. “A confecção dos materiais é justamente para o auxílio da leitura, formação das palavras e a fluência dos textos. Nós, enquanto Secretaria, ficamos muito felizes quando chegamos em uma escola e vemos este empenho”. Rosane ainda aponta que apesar das orientações, é visível a dedicação das unidades escolares em realizar e apresentar sempre algo a mais neste processo.
Recomposição da aprendizagem - Desde o retorno das aulas presenciais o trabalho da Secretaria Municipal de Educação na criação de estratégias para recompor a aprendizagem dos alunos é uma constante. Além das formações continuadas, com ênfase na recuperação das defasagens percebidas, houve o lançamento recente dos cadernos pedagógicos, uma produção da Semed de um material didático-pedagógico que tem subsidiado o trabalho dos professores desde a alfabetização até o trabalho com alunos de 4º e 5º ano.
A Semed ainda realizou diversas orientações aos coordenadores pedagógicos de cada escola, para a criação de projetos de incentivo à leitura e o acompanhamento mais aproximado do coordenador em sala de aula. “Nós orientamos e demos sugestões para que os coordenadores pedagógicos realizem este trabalho, para melhorar a fluência das crianças”, explica a diretora Rosane, que ressalta que outra orientação da Semed é “que o coordenador pedagógico esteja presente em sala de aula, que acompanhe de forma mais próxima os processo de ensino e aprendizagem no ambiente da sala de aula”.
Para a diretora do Departamento Pedagógico é importante que os coordenadores criem esta rotina, o que faz com que eles percebam as particularidades e cada aluno e estejam mais próximos do professor, para acompanhar o trabalho e auxiliar nas dificuldades que aparecem.
O trabalho está dando muito certo e os materiais produzidos pela equipe pedagógica da Escola Maria Tereza é somente um dos muitos exemplos de práticas pedagógicas que estão sendo realizadas em toda a Rede Municipal.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
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