Cascavel

Dedicação e talento dos professores rendem bons resultados na recomposição da aprendizagem

Equipes pedagógicas das escolas buscam diariamente formas de facilitar o aprendizad...

05 mai 23 - 10h08 Redação SOT
Dedicação e talento dos professores rendem bons resultados na recomposição da aprendizagem

“O Aniversário do Seu Alfabeto”, conhecida obra da Literatura Infantil, de Ademir Piedade, fala da festa de aniversário do ‘Seu Alfabeto’, onde todas as letras se reúnem para a grande comemoração. Outra festa bastante divertida acontece diariamente em cada sala de aula das escolas municipais de Cascavel.

Com a união de esforços em prol da recomposição das aprendizagens, principalmente após o retorno das aulas presenciais, depois do período mais crítico da pandemia, o trabalho dos profissionais da Rede Municipal, que já era destaque, ficou ainda melhor. Isso se reflete na qualidade dos materiais de apoio produzidos pelos próprios professores e coordenadores pedagógicos, e pelos resultados advindos de um processo de ensino e aprendizagem mais leve, divertido e assertivo.

Um exemplo riquíssimo da qualidade destes materiais vem da Escola Municipal Maria Tereza Abreu de Figueiredo, do Bairro Santa Cruz, onde um dos projetos, por sinal, aproveita a história do aniversário do ‘Seu Alfabeto’ para fazer com que os primeiros contados dos alunos do Infantil IV com as letras seja mais divertido e flua de maneira segura e produtiva.

Neste projeto, todas as sextas-feiras um aluno leva para casa o boneco do ‘Seu Alfabeto’, para ser apresentado a todos da residência. Junto com o mascote a criança também leva, dentro de uma bolsinha personalizada, um exemplar do livro de Ademir Piedade e um caderno de atividades, para o aluno realizar conforme a letra indicada naquela semana.

Conforme a equipe da escola, “na segunda-feira o aluno deve levar para a escola o boneco e os materiais enviados pela professora e contará como foi o fim de semana com o ‘Seu Alfabeto’”. Neste projeto, a participação das famílias faz toda a diferença, pois são os familiares que auxiliarão os alunos na leitura e realização das atividades propostas.

Além deste projeto, a Escola Maria Tereza, a exemplo do que acontece também nas outras unidades escolares, não economiza na criatividade para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos. A equipe também produziu diversos jogos educativos e materiais pedagógicos manipuláveis para auxiliar a compreensão dos alunos em relação à formação de sílabas, palavras e frases. 

E tem ainda o caderno de atividades, que foi preparado para cada aluno e que conta com o alfabeto, silabários, palavras e pequenos textos, para que os alunos possam retomar em casa aquilo que aprenderam durante o dia na sala de aula.

A diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Rosane Brandalise Corrêa, conta que a realização de práticas diferenciadas e produção de materiais pedagógicos que auxiliem os alunos é uma das orientações da Secretaria de Educação para o trabalho de recomposição das aprendizagens. “A confecção dos materiais é justamente para o auxílio da leitura, formação das palavras e a fluência dos textos. Nós, enquanto Secretaria, ficamos muito felizes quando chegamos em uma escola e vemos este empenho”. Rosane ainda aponta que apesar das orientações, é visível a dedicação das unidades escolares em realizar e apresentar sempre algo a mais neste processo.

Recomposição da aprendizagem - Desde o retorno das aulas presenciais o trabalho da Secretaria Municipal de Educação na criação de estratégias para recompor a aprendizagem dos alunos é uma constante. Além das formações continuadas, com ênfase na recuperação das defasagens percebidas, houve o lançamento recente dos cadernos pedagógicos, uma produção da Semed de um material didático-pedagógico que tem subsidiado o trabalho dos professores desde a alfabetização até o trabalho com alunos de 4º e 5º ano.

A Semed ainda realizou diversas orientações aos coordenadores pedagógicos de cada escola, para a criação de projetos de incentivo à leitura e o acompanhamento mais aproximado do coordenador em sala de aula. “Nós orientamos  e demos sugestões para que os coordenadores pedagógicos realizem este trabalho, para melhorar a fluência das crianças”, explica a diretora Rosane, que ressalta que outra orientação da Semed é “que o coordenador pedagógico esteja presente em sala de aula, que acompanhe de forma mais próxima os processo de ensino e aprendizagem no ambiente da sala de aula”. 

Para a diretora do Departamento Pedagógico é importante que os coordenadores criem esta rotina, o que faz com que eles percebam as particularidades e cada aluno e estejam mais próximos do professor, para acompanhar o trabalho e auxiliar nas dificuldades que aparecem.

O trabalho está dando muito certo e os materiais produzidos pela equipe pedagógica da Escola Maria Tereza é somente um dos muitos exemplos de práticas pedagógicas que estão sendo realizadas em toda a Rede Municipal.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


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