terça-feira, 22 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

HUOP se torna referência no combate à pandemia da Covid-19 e deixa legado para a região

Uma média de 90 leitos exclusivos para atendimento dos pacientes infectados pela doença...

Foram dias, meses, anos de trabalho árduo. Intenso. Repleto de dedicação e abdicação. O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), se tornou referência para todo o estado em gestão, atendimento, tratamento durante a pandemia da Covid-19.

Uma média de 90 leitos exclusivos para atendimento dos pacientes infectados pela doença. 

Médicos, Enfermeiros, Técnicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Serviço Geral, Servidores da saúde e administrativos que fizeram tudo o que podiam para salvar vidas. 

O diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, ressalta que a pandemia foi algo novo e desconhecido para todos que atuam na área da saúde e que apesar das perdas, todos tiverem novos ensinamentos.

“A pandemia da Covid-19 trouxe uma doença nova e condutas diferentes em unidade de terapia intensiva (UTI), também tivemos muito aprendizado e conhecimento. Com o decreto do fim da pandemia mundial, o HUOP tem um legado para a região Oeste em relação a manutenção do número de leitos de UTI e equipamentos que ficaram disponíveis para toda a população que o HUOP atende”, ressaltou Muniz.

O diretor ainda lembra que no começo da pandemia eram quatorze leitos de terapia intensiva e que atualmente o hospital conta com sessenta leitos na unidade, bem como os equipamentos para a manutenção desses leitos. 

Apesar de todos os contratempos que o mundo passava com uma doença que nunca tinha sido relatada, Muniz ressalta que no ambiente hospitalar todos os servidores acabaram aprendendo algo novo diante daquilo que era desconhecido “A pandemia trouxe aos servidores do hospital todo conhecimento diante de uma vivência diferente e consequentemente o crescimento da instituição. O HUOP teve um amadurecimento significativo nesse período de pandemia e a gente fica feliz com a declaração do fim dela” finaliza o diretor geral. 

O reitor da Universidade do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, definiu o fim da pandemia como um dia, ressaltou a importância do hospital universitário e da Unioeste durante a pandemia da Covid-19. “Hoje é um dia de alívio, o HUOP esteve presente durante a pandemia como referência para o Estado do Paraná, salvamos vidas e nossos servidores foram exemplos. Dedicamos todos os nossos esforços da universidade para o combate da pandemia. Nosso respeito a cada profissional que se doou sem medidas nessa missão”, finaliza o reitor Alexandre Webber.

A ciência foi evidenciada: A Universidade Estadual do Oeste do Paraná agiu, fez jus à pesquisa, a extensão e educação com o desenvolvimento de tecnologias inéditas utilizadas no apoio à prevenção da doença. Produziu máscaras, álcool em gel, deu suporte direto ao Hospital Universitário, dia após dia.

E agora com o anúncio da Organização Mundial da Saúde que declarou o fim da emergência global de saúde de Covid-19, o sentimento de não ter medido esforços pelo bem da sociedade impera.

Por todas as famílias que perderam alguém. Por todas as pessoas salvas nos leitos do HUOP. Nosso respeito.

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Beatriz Baron

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.