Paraná

O agronegócio brasileiro é destaque no Copacol Agro 2023, em Cafelândia e com recorde de público

Com projeções de crescimento populacional mundial, que deverá atingir 10 bilhões de...

11 mai 23 - 19h00 Redação SOT
O agronegócio brasileiro é destaque no Copacol Agro 2023, em Cafelândia e com recorde de público

No encerramento do Copacol Agro 2023, realizado no Centro de Pesquisa Agrícola (CPA) em Cafelândia, no Oeste do Paraná, o cenário do agronegócio brasileiro ganhou destaque. O evento contou com a participação de 2.850 pessoas na quinta-feira, somando um total de 8.650 visitantes nos três dias, o maior público já registrado pela Cooperativa.

Com projeções de crescimento populacional mundial, que deverá atingir 10 bilhões de pessoas até 2050, espera-se um aumento na demanda por alimentos. Países com potencial produtivo, como o Brasil, que possuem disponibilidade de solo e água, estão em posição privilegiada para atender essa demanda e se beneficiar da conversão de grãos em proteína animal para exportação. Durante o evento, Marcos Fava Neves, engenheiro agrônomo, professor na Universidade de São Paulo e Fundação Getúlio Vargas, apresentou um panorama positivo do setor, destacando que o Brasil é um dos grandes exportadores de alimentos. Neves afirmou: "Estamos otimistas em relação à agricultura brasileira: temos uma demanda crescente de alimentos no planeta e o cooperativismo tem capacidade de absorção, tanto em grãos quanto em carnes e energias. O Brasil está sendo visto no mundo como solução para a fome e a falta de energia".

O evento contou com a presença de diversos palestrantes, entre eles o empresário Geraldo Rufino, que compartilhou sua trajetória de vida desde catador de latinhas até se tornar um dos maiores recicladores de caminhões. Além disso, Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, ressaltou a importância da união do setor agrícola em defesa frente a uma possível reforma tributária que poderia impactar o agronegócio.

A Copacol, primeira cooperativa do Oeste do Paraná, tem se destacado por promover a diversificação das propriedades rurais, proporcionando qualidade de vida e oportunidades de crescimento para as famílias do campo. O Copacol Agro, que reuniu empresas parceiras em 83 estandes, apresentou tecnologias modernas para aumentar os ganhos dos produtores rurais. O evento também contou com a presença do Copacol Supermercados e das Lojas Agropecuárias. A cooperativa busca oferecer serviços importantes e produtos inovadores, além de conscientizar os produtores sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Mesmo diante das incertezas relacionadas a financiamentos e taxas de juros, Marcos Fava Neves acredita que a economia tende a crescer no segundo semestre. No entanto, ele ressalta a preocupação com a escassez de mão de obra qualificada na agricultura, destacando a importância de investir nesse setor.

O Copacol Agro se consolida como um evento referência no agronegócio brasileiro, proporcionando oportunidades de negócios, conhecimento e inovação para os produtores rurais da região.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Luiz Felipe Max


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.