Prefeitura de Cascavel adota tecnologia com IA para ampliar segurança nas escolas
A Prefeitura está adquirindo um sistema de inteligência artificial que administra a chegada, presença e saída das crianças nas escolas...
A segurança nas instituições de ensino tem sido uma grande preocupação dos administradores públicos em todo o país. Em Cascavel, no Paraná, a Prefeitura está trabalhando para ampliar a segurança nas escolas, formulando estratégias, ampliando efetivo e investindo em equipamentos que tragam tranquilidade aos educadores, alunos e pais.
Com o trágico fato ocorrido em uma creche em Blumenau, onde quatro crianças foram mortas, a preocupação com a segurança nas escolas se elevou ainda mais. Pensando nisso, o Prefeito Leonaldo Paranhos está instaurando um projeto piloto para utilizar a inteligência artificial na prevenção de possíveis ataques e na proteção dos pequenos e demais profissionais nas escolas.
A Prefeitura está adquirindo um sistema de inteligência artificial que administra a chegada, presença e saída das crianças nas escolas, identificando pais e professores e gerando alertas para pessoas que são suspeitas. O programa será testado inicialmente na Escola Municipal Irene Rickli do Bairro Cascavel Velho, instituição que possui características que viabilizam o estudo.
O desenvolvedor do sistema, o empresário Thiago Soares, relatou que o programa tem 32 funcionalidades e o formato a ser utilizado é decidido pelo comprador, no caso, a Prefeitura. O prefeito também ressaltou que já solicitou à empresa que o sistema faça o registro dos alunos que chegam às instituições, como uma espécie de presença.
Além disso, a administração pretende utilizar a economia gerada pela redução de desperdício de alimentos, que é de cerca de 10%, para bancar o sistema de inteligência artificial. Ainda não é sabido quanto custará a instalação do programa em todas as 121 instituições de ensino de Cascavel, mas após os testes, a licitação será aberta da melhor forma possível.
A iniciativa da Prefeitura de Cascavel é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para garantir mais segurança nas escolas. Com a utilização de sistemas de inteligência artificial, é possível identificar suspeitos, monitorar a presença de alunos e otimizar recursos, trazendo mais tranquilidade para todos os envolvidos no ambiente escolar.