22 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Uopeccan recebe certificação de Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente

Referente aos trabalhos desenvolvidos nos hospitais com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 2022, a Uopeccan de Cascavel atingiu 100% da meta estabelecida...

Uopeccan recebe certificação de Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente

O Hospital do Câncer Uopeccan recebeu da Secretaria da Saúde do Paraná a certificação de Alta Conformidade e Adesão Plena às Práticas de Segurança do Paciente.

Referente aos trabalhos desenvolvidos nos hospitais com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 2022, a Uopeccan de Cascavel atingiu 100% da meta estabelecida para a certificação e a unidade de Umuarama 95%, ficando acima da média nacional de 80%.

Nas duas unidades, os setores NPS (Núcleo de Segurança do Paciente) e CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) são os responsáveis pelas boas práticas estabelecidas junto a toda equipe de enfermagem em prol do bem-estar do paciente.

“É difícil colocar em palavras o quão maravilhoso é ver as equipes da unidade hospitalar sendo reconhecidas por suas práticas diárias. Todos estão empenhados em garantir a segurança dos pacientes e, como resultado, estamos vendo um aumento na satisfação deles e de seus familiares. É importante lembrar que desde o início da nossa jornada, nossa Visão e Valores sempre incluíram a segurança e qualidade dos nossos serviços”, comemorou a enfermeira do NPS de Cascavel, Caroline Mariana Valerio.

“É extremamente gratificante receber a aprovação da Anvisa de que nosso trabalho vem sendo realizado com sucesso”, completou a enfermeira do NPS de Umuarama, Karla Danielly Silva.

Ainda durante o evento, a enfermeira do NPS e representante da Uopeccan, Caroline Mariana Valerio, teve a oportunidade de ministrar uma palestra com o tema de “Prevenção de Infecção Primária de Corrente Sanguínea  (IPCS) associada ao uso de Cateter Central”.

Metas essenciais para a segurança do paciente - Segundo a enfermeira, Caroline Mariana Valerio, para que a meta fosse atingida, foram implementadas práticas que fortaleceram as rotinas do NSP, visando intensificar as ações institucionais em prol do paciente.

“Isso incluiu a realização de monitoramento de indicadores internos, acompanhamento mensal e anual de prontuários, além de atividades como treinamentos e protocolos semestrais relacionados às seis metas de segurança do paciente. O resultado dessas atividades foi, principalmente, para os pacientes e atualmente é uma rotina da nossa cultura institucional”, finalizou.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) possui seis metas internacionais de segurança do paciente essenciais, desenvolvidos para minimizar falhas na assistência e colocados em prática para garantir maior segurança dentro dos hospitais. Sendo eles: protocolo de úlcera por pressão; higiene das mãos; cirurgia segura; segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; identificação do paciente; prevenção de quedas.

Sobre o evento - Mais de 350 profissionais da saúde participaram do encontro para debater a segurança do paciente para hospitais que possuam UTI. A reunião técnica teve a participação da Anvisa e foi conduzida pela Vigilância Sanitária do Paraná. Os participantes atuam nos hospitais e nas vigilâncias estadual e dos municípios. Dentro da programação, assuntos referentes aos protocolos de segurança foram abordados, além da entrega dos certificados.

“O cenário no Paraná com esta adesão é muito bom, demonstrando o comprometimento das instituições em garantir maior qualidade e segurança no atendimento ao cidadão paranaense. Esse indicador apresentou melhoras e temos o objetivo de melhorar ainda mais”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

Por: SOT/Via: Assessoria Uopeccan - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade