07 de novembro de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Tempestades severas devem atingir o Paraná com ventos de até 80 km/h e risco de granizo

As autoridades recomendam atenção redobrada para situações de risco, como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores

Tempestades severas devem atingir o Paraná com ventos de até 80 km/h e risco de granizo
© Divulgação

A Defesa Civil do Paraná emitiu um novo alerta de risco para tempestades severas em diversas regiões do estado. Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (6), o tempo deve se agravar entre a tarde de sexta-feira (7) e a manhã de sábado (8), com previsão de ventos acima dos 80 km/h, granizo e chuva intensa.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as tempestades devem atingir inicialmente as regiões Sudoeste e Oeste do estado ainda na tarde de sexta-feira, avançando para as demais áreas entre o fim da tarde e a noite. O risco é classificado como muito alto na metade Oeste e alto na metade Leste do Paraná, com possibilidade de acumulados de chuva superiores a 50 milímetros em poucas horas.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, explica que as condições atmosféricas estão favoráveis para a formação de tempestades intensas. “Um intenso sistema de baixa pressão formado entre o Paraguai e o Sul do País impulsionará uma frente fria associada ao deslocamento de um ciclone extratropical. Isso potencializa a formação de tempestades com ventos fortes e granizo”, detalhou.

As autoridades recomendam atenção redobrada para situações de risco, como alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores. A Defesa Civil orienta a população a evitar locais abertos durante as tempestades e a buscar abrigo seguro.

Áreas do Paraná em risco para fortes tempestades (Foto: Divulgação/Simepar)

/Redação - Foto: Divulgação

Mais Lidas