terça-feira, 22 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Paranhos recebe estudos para a implantação do Banco do Servidor

Estudo prevê o uso de 5% do Fundo Previdenciário para uso em empréstimos aos servidores...

O prefeito Leonaldo Paranhos recebeu nesta sexta-feira (19) um estudo preliminar elaborado pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Cascavel (IPMC) para implantação do Banco do Servidor.

A proposta pretende criar uma ferramenta que atenderá às necessidades dos servidores que precisem de empréstimos consignados, possibilitando a obtenção do crédito com juros bem abaixo daqueles praticados pelo mercado financeiro.

Cascavel é pioneira no Paraná a elaborar um projeto para  implantar o Banco do Servidor. O estudo, coordenado por técnicos do IPMC, teve apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Procuradoria-Geral do Município.

O prefeito Leonaldo Paranhos lembra que grande parte dos servidores utiliza a modalidade de consignado para obter empréstimo. Com a reforma da Previdência, foi possibilitada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) a realização de empréstimos consignados.

“A gente vai ajudar o servidor, fazendo com que ele pague uma taxa muito menor e ao mesmo tempo garantir uma remuneração maior para o IPMC. Acho que é uma saída inteligente e nosso servidor merece essa ferramenta”, afirma Paranhos.

Alcineu Gruber, presidente do IPMC, destaca que será mais uma opção ao servidor público ativo, pensionista ou aposentado para fazer o empréstimo consignado, só que de uma forma mais competitiva, já que a taxa será inferior às praticadas no mercado.

“É algo vantajoso tanto para o servidor, quanto para o próprio IPMC. O servidor terá uma taxa menor de juros e vai estar deixando o investimento no próprio instituto, engordando a carteira para uma futura aposentadoria”, enfatiza Gruber.

Esse projeto vem sendo trabalhado desde 2018, mas havia necessidade de regulamentação, o que aconteceu por meio de uma portaria que possibilita a criação do Banco do Servidor de Cascavel.

Em 2020, a Câmara aprovou a Lei 7.175, que autorizou a aplicação dos recursos do Fundo Previdenciário para empréstimo consignado.

O estudo sugere o uso de 5% das reservas do Fundo que hoje está em R$ 467 milhões. O Banco do Servidor de Cascavel, neste caso, poderia utilizar até R$ 23 milhões para emprestar aos próprios servidores.

A ideia é reduzir pela metade os juros e taxas que o servidor paga na hora de contratar um empréstimo consignado. Ao mesmo tempo, o retorno que o Banco do Servidor proporcionará ao IPMC com os juros possibilitará um rendimento financeiro maior que as aplicações atuais.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Silvia Soluszynski

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.