Pé na Faixa: Pequeno gesto pode salvar vidas no trânsito de Cascavel
O "sinal de vida" é um gesto simples, porém poderoso, que consiste em levantar o braço e sinalizar aos motoristas a intenção de iniciar a travessia da via...
Nesta terça-feira (30/05), a cidade de Cascavel presenciou uma ação de conscientização promovida pela Transitar, autarquia responsável pelo trânsito local. Com o objetivo de estimular o uso do "sinal de vida" pelos pedestres e incentivar o respeito dos condutores à faixa de pedestre, a tradicional ação Pé na Faixa foi realizada em frente à sede da autarquia.
O "sinal de vida" é um gesto simples, porém poderoso, que consiste em levantar o braço e sinalizar aos motoristas a intenção de iniciar a travessia da via. Esse pequeno gesto pode fazer toda a diferença na segurança dos pedestres, alertando os condutores sobre a presença de pessoas atravessando a rua.
Dentro da programação do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização por um trânsito seguro, a ação da Transitar teve como foco orientar os cascavelenses sobre a importância do sinal de vida e a necessidade de uma travessia segura. Luciane de Moura, encarregada do setor de Educação da Transitar, ressaltou que iniciativas como essa contribuem para educar a população sobre a correta utilização da faixa de pedestre.
"Através do Pé na Faixa, conseguimos transmitir o sinal de vida e ensinar como realizar esse gesto. É essencial destacar a importância do sinal de vida, pois ele permite que o pedestre sinalize sua intenção de atravessar a via. No entanto, é fundamental que os pedestres aguardem até que os veículos parem completamente, estabelecendo uma comunicação visual entre o pedestre e o condutor. Um simples olhar mútuo pode evitar acidentes e promover a compreensão mútua no trânsito", observou Luciane de Moura.
A ação da Transitar foi um importante passo para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de respeitar as faixas de pedestre e garantir a segurança de todos os envolvidos no tráfego urbano. Através do gesto do "sinal de vida" e da comunicação entre pedestres e condutores, espera-se reduzir o número de acidentes e promover uma convivência harmoniosa nas ruas de Cascavel.
A conscientização no trânsito é um desafio constante, e ações como o Pé na Faixa demonstram o compromisso da Transitar e de toda a comunidade em promover um trânsito mais seguro. Pequenas atitudes podem fazer a diferença e salvar vidas. O sinal de vida é mais do que um gesto, é uma atitude que une pedestres e condutores em busca de um trânsito mais humano e responsável.