O Projeto Ser Cidade, selecionado no Edital de chamamento público do CAU/PR – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (@cauproficial), entra em nova fase de atividades. As ações, que começaram em março, baseiam-se em conversas sobre conscientização em Urbanismo, noções de Planejamento Urbano e Cidadania para crianças e adolescentes de 10 a 12 anos do Centro Assistencial da Diocese de Toledo - Casa de Maria, localizada no Jardim Europa, na cidade de Toledo.
Os primeiros doze encontros foram dedicados a debates e atividades sobre como se constrói e funciona a cidade e também qual o papel da Arquitetura nesse processo. As crianças puderam analisar o entorno da Casa de Maria, visitar o centro histórico de Toledo e conhecer um pouco sobre a origem do município de forma prática e interativa. Além disso, tiveram contato com ferramentas digitais, como o Google Earth, e viajaram virtualmente por cidades e lugares de todo o planeta.
Agora, já devidamente introduzidas aos conceitos urbanos, na sexta-feira 26/05, foi dado início à nova etapa do projeto: elaboração da maquete dos bairros onde eles residem – Jardim Europa e Santa Clara IV. De acordo com a professora arquiteta Sabine Campos, “através da experiência corpórea com a maquete, esta dinâmica auxiliará na melhor compreensão dos elementos urbanos que compõem o espaço onde vivem, o que permite o reconhecimento de deficiências e potencialidades do bairro. Depois, a maquete ainda servirá de base para a proposição de remodelação do espaço público, e, como consequência, pensar em soluções que impactem na qualidade de vida dos moradores.”
Na ocasião, ainda estiveram presentes membros do CAU-PR, o assessor de comunicação Antonio Domingues e o arquiteto, urbanista e gerente de fiscalização do Conselho, Gesse Ferreira Lima, que em visita à Casa de Maria, puderam conhecer o projeto: “Como arquiteto e urbanista, conhecer in loco o projeto Ser Cidade, da Casa de Maria, que conta com o apoio do CAU/PR, me deixou profundamente sensibilizado.
Ver crianças e adolescentes pensando o próprio bairro e a maneira de se viver sob a ótica da Arquitetura e Urbanismo é um exercício que, com certeza, irá impactar positivamente o futuro das nossas cidades”, afirmou Gesse Ferreira Lima. O projeto está sendo desenvolvido como forma de provocar nas crianças e adolescentes um olhar crítico para o meio urbano e estimular suas percepções e autonomias, sensibilizando os futuros adultos que construirão novas maneiras de morar e habitar as cidades.
Os encontros e atividades foram idealizados para promover reflexões sobre a
importância da qualidade da moradia, do cuidado com seu bairro e da necessidade em
participar ativamente das decisões sobre a evolução do seu município. Ao final, os
trabalhos realizados serão reunidos em um livro, que será dado às crianças para que se
reconheçam como agentes de transformação local.
Para saber mais, acesse as redes sociais da Casa de Maria: @casademariatoledo
Via: Assessoria CAU/PR - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS