Cascavel

Programa de Ensino de Inglês da Unioeste ganha Prêmio de Melhor Escola de Cascavel

Foi realizada pelo Instagram a votação para premiar o Melhor do Ano de 2023 em vári...

24 jun 23 - 00h39 Redação SOT
Programa de Ensino de Inglês da Unioeste ganha Prêmio de Melhor Escola de Cascavel

No mês em que completou duas décadas de serviços prestados à comunidade interna e externa de Cascavel, o Programa de Ensino de Línguas (PEL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, comemora o primeiro lugar na categoria “Melhores Escolas de Inglês de Cascavel”, na premiação “Melhores do Ano de 2023”. O prêmio foi entregue pela Next Pesquisas e Marketing, uma agência que desde 2010 atua no campo de pesquisas de opinião.

Foi realizada pelo Instagram a votação para premiar o Melhor do Ano de 2023 em várias categorias, considerando sempre qual empresa/profissional que mais se destacou nos quesitos de ótimo atendimento e qualidade. A votação consistia em o usuário mencionar o @ dos participantes, e assim, elegendo um vencedor de cada categoria. Como prêmio, o PEL ganhou um certificado e um post fixo no Instagram, que será patrocinado.

Para o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, o Programa de Ensino de Línguas representa todo o trabalho de excelência que a Universidade pode oferecer à comunidade da Instituição e externa. “O que o PEL oferece é um ensino de qualidade e gratuito e isso graças ao esforço não só da Extensão como de todos os professores, agentes e alunos que se dedicam ao ensino de um outro idioma. O prêmio que o Programa recebeu só consagra o que já sabemos, ou seja, nossa excelência no ensino”, frisou.

Depois de 20 anos de serviço, o Programa faz parte da construção pessoal e profissional de muitas pessoas que deram continuação a esse trabalho que alcançou diferentes pessoas da comunidade. A Pró-reitora de Extensão, Fabiana Veloso, comenta a importância do PEL para a comunidade. “A Unioeste tem orgulho dos Programas de idiomas que nós temos. O PEL é um Programa que já está constituído há muito tempo, e tem atuado junto com a comunidade de uma forma muito importante para a sociedade uma vez que o custo é muito reduzido, só é pago o material. Então muito nos orgulha que a qualidade esteja sendo mantida ao ponto de competir com outras escolas e se colocar em um patamar como esse, especialmente pelo motivo de que fazem esse atendimento priorizando as comunidades vulneráveis”.

Coordenadora do PEL desde 2018, a servidora Lindonez Paiva, conta que “hoje no ano de 2023, nós estamos com 83 turmas, e isso é um orgulho para nós, pois isso demonstra a qualidade de ensino fornecida para os nossos alunos, e o retorno do trabalho da Universidade para a sociedade. Hoje nós somos o maior Programa que existe no Paraná nessa modalidade, tanto que nós fomos agraciados com esse Prêmio de Melhor Escola de Inglês de Cascavel, para nós isso é um grande orgulho e um reconhecimento ao nosso trabalho. A nossa equipe é muito engajada, e trabalha cada vez mais para entregar um bom serviço à comunidade, além de garantir que os nossos alunos saiam do Programa falando fluentemente o idioma estrangeiro escolhido”.

A História - O Programa de Ensino de Línguas (PEL), que tem sua atividade concentrada no Campus de Cascavel da Unioeste, é uma atividade institucional vinculada à Pró-reitoria de Extensão que tem como objetivo apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de promover a interação da Universidade com a comunidade externa por meio da oferta de cursos de línguas.

O PEL ainda oferece a oportunidade de graduandos do curso de Letras do campus de Cascavel desenvolverem atividades acadêmicas de observação de estágio supervisionado. O curso de inglês é ofertado para crianças a partir de 7 anos e se organiza por faixa etária em cinco divisões: Kids, Pre Teens, Teens, adultos e inglês 50+ (para pessoas com mais de 50 anos). Além da língua Inglesa, o PEL oferece curso na Língua Italiana, Língua Francesa, Língua Espanhola, Produção Textual e Gramática do Português e Exames de Proficiência para os alunos dos cursos de Pós-Graduação Stricto sensu. O Programa também trabalha com a modalidade online, como uma forma de atingir alunos com moradias distantes.

O PEL teve suas atividades iniciais em 2003, sob a coordenação da professora Rose Maria Belim Motter, por meio de duas turmas do curso básico de Língua Inglesa e uma turma de Língua Espanhola. Em 2004, foram ofertados cursos de Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Italiana. A partir de 2005 o número de turmas foi ampliado e novos idiomas foram ofertados.

Ao longo de sua trajetória, o Programa já atendeu 23.613 alunos, e destes, 12.592 concluíram o curso. O PEL também já participou de duas experiências de intercâmbio. A primeira vez foi em 2018, onde um grupo de 16 alunos dos cursos de Língua Inglesa do PEL, realizaram intercâmbio na School LAL Language Centres, na cidade do Cabo “Cape Town” na África do Sul. Foram duas semanas de imersão na língua inglesa. Em 2019, mais um grupo de sete alunos do PEL, foi para a Ilha de Malta, para realizar o 2º intercâmbio; desta vez foram três semanas de imersão na língua inglesa na School IELS Malta (Institute of English Language Studies). Uma atuação que também merece destaque é o convenio que o PEL possui com o consulado da Itália há alguns anos, o que possibilitou a aquisição de vários equipamentos para uma das salas do curso de Letras.

Em 2022, o PEL teve 73 turmas, sendo: 61 de Língua Inglesa, 4 de Língua Espanhola, 2 de Língua Italiana e 2 de Língua Francesa. Ao todo foram 1.563 alunos estudando no Programa em 2022.

Nos cursos oferecidos pelo PEL, o único investimento do aluno é o pagamento de uma taxa de inscrição e a compra do material didático, não há cobrança de mensalidade.  Os recursos arrecadados com a taxa de inscrição, são revertidos para o pagamento dos professores e equipe técnica e para a manutenção das salas de aula. Além  dos investimentos em infraestrutura, equipamentos e obras no campus de Cascavel. Sob todo recurso arrecadado com a taxa de inscrição, são feitas as destinações legais previstas nas regulamentações internas (Campus de Cascavel, CECA, Fundo Financeiro e FUNDEP). Os recursos do PEL são gerenciados pela Fundação (Fundep).

Os responsáveis por construir a história - Professores apaixonados e com olhos brilhantes são primordiais no momento de conquistar os estudantes de diferentes idades, passando o seu conhecimento de forma inclusiva e respeitando o tempo de aprendizado de cada aluno. Como é o caso do professor Luan Bertoldo, professor de Inglês do PEL desde 2019. Formado em Letras Português/Inglês, Luan passa em suas aulas a vontade de ver seus alunos alcançando seus objetivos e se emocionando com cada conquista que ele ajudou a realizar. “Eu tenho alunos de todas as faixas etárias, então a minha maior alegria é ver de crianças até o pessoal mais velho conseguindo aprender o inglês e evoluindo a cada aula. Isso é realmente a realização de um sonho que foi sendo cultivado desde quando eu era uma criança. Muitas pessoas ainda não conhecem o PEL e que aqui os alunos não pagam mensalidade. Pensando em um ensino de qualidade e sem gastos além da taxa de inscrição e material, estudar no PEL acaba sendo muito vantajoso e um excelente investimento”, conta o professor.

Ainda falando sobre sonhos e trajetórias, os alunos do PEL voam alto quando se trata de objetivos, as barreiras culturais e do idioma não são um problema para eles que se tornam o orgulho dos pais. Como é o caso da Ana Julia Candido Medeiros, de 15 anos e da Maria Eduarda Candido Medeiros de 14 anos. Filhas do agricultor e motorista de transporte escolar João Alberi da Silva Medeiros, elas são o orgulho do pai e suas tradutoras pessoais. As duas meninas frequentam as aulas de Inglês do PEL há cinco anos, onde diferentes portas se abriram para elas, incluindo um intercâmbio na Nova Zelândia. “Eu soube do PEL pela mídia, e logo consegui uma vaga para as minhas filhas. Foi muito importante o intercâmbio para ela, pois ela pode treinar o inglês e auxiliar os outros colegas que não eram tão fluentes e pode interagir com pessoas de outros países. Saber o inglês traz muitas oportunidades, e ver elas conversando em inglês entre si é muito emocionante”. João ainda menciona o atendimento que recebeu ao longo desses cinco anos das suas filhas como alunas do Programa. “A melhor coisa é o aprendizado de qualidade, mas para isso, é necessário um conjunto de ações, desde o atendimento, método de ensino e método de avaliações, é isso que leva a ter um bom aprendizado. Então é um conjunto de ações que eleva o curso”, explicou.

O PEL atende dos mais variados tipos de alunos e com diferentes idades que buscam aprender uma nova língua. A advogada, Lariana Cogo de 34 anos, exalta a preparação e estrutura do PEL para receber os alunos, e auxiliá-los em suas aulas. “Eu gosto muito de ser aluna do PEL, tem muitos pontos positivos que vale a pena destacar: a infraestrutura é boa, com acesso à internet, uma excelente equipe e bons professores. Então o PEL é muito bem-preparado para nos receber, assim como as pessoas que fazem parte do Programa que sempre nos recepcionam muito bem. Acredito que o PEL merece esse prêmio, por toda a dedicação da equipe. Eu me sinto bem amparada, estou no lugar certo para aprender o idioma que eu escolhi aprender. Sei que estou em um lugar que serei bem direcionada para atingir os objetivos que eu busco, claro que muita coisa depende do aluno, mas com certeza o PEL é muito bem-preparado para me preparar para aquilo que eu quero, que é aprender um novo idioma”, disse a advogada.

Via: Assessoria Unioeste - Foto: Divulgação


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