segunda-feira, 21 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Inclusão: HUOP insere nome social em cadastro de pacientes LGBTQIAP+

O ocorrido é dado como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX e segue sendo celebrada em várias países. ..

28 de junho é o dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ e o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) passa a partir de 1º de julho, incluir o nome social de pacientes (quando a pessoa se identifica e se sente representada no dia a dia) em todos os dados cadastrais, seguindo a Portaria nº 233/2010.

De acordo com o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, a decisão surgiu ao tomar conhecimento sobre pacientes que se sentiam desconfortáveis ao serem chamados pelo nome de batismo e do registro civil. “Vamos incluir o nome social a partir de 1º de julho, 

tudo isso para que o paciente se sinta melhor, mais confortável durante o atendimento médico. Trabalhamos para atender as pessoas de forma humanizada e na linha de acolher quem não se identifica com seu nome de registro. Isso é uma forma de inclusão, de humanização. Somos um Hospital feito de pessoas para pessoas, finalizou Muniz. 

28 de junho: A data é uma homenagem à Rebelião de Stonewall Inn do ano de 1969 e que marcou a revolta da comunidade LBGTQIAP+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados na época. Muitas pessoas foram presas e sofreram represálias por parte das autoridades.

O ocorrido é dado como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX e segue sendo celebrada em várias países. 

Via: Assessoria Hospital Universitário - Foto: Guilherme Silveira

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.