Cascavel

Prova Cascavel: Mais uma ferramenta para diagnóstico do aprendizado

Rede Municipal conta agora com avaliação própria, além das demais avaliações extern...

29 jun 23 - 11h36 Redação SOT
Prova Cascavel: Mais uma ferramenta para diagnóstico do aprendizado

Teve início ontem (28) e segue até amanhã (30) a aplicação da Prova Cascavel, para todos os alunos matriculados no 2º, 4º e 5º ano nas escolas municipais. Além das provas Brasil e Paraná, Cascavel tem agora mais uma ferramenta para avaliar o aprendizado dos alunos e nortear as ações de ensino e aprendizagem. “Mais uma vez Cascavel se destaca a frente de muitos municípios do Estado do Paraná, com avaliação própria para acompanhar os processo de ensino e aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Marcia Baldini.

As avaliações são elaboradas pelo Núcleo de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem, instituído em 2023 e responsável por implementar as avaliações em larga escala da Secretaria de Educação de Cascavel. Em 2023 já foram realizadas duas etapas da Prova Cascavel, a primeira em março e a última nos dias 30 e 31 de maio, com a participação dos alunos do 5º ano. Para Marcia Baldini, a Prova Cascavel é um grande instrumento de avaliação e de monitoramento dos processos de aprendizagem. “A avaliação objetiva subsidiar a definição de políticas públicas no âmbito municipal e também trazer uma reflexão em relação à prática docente, a partir dos resultados apresentados pelos alunos”.

IdeCvel - A partir das respostas dos alunos é calculado o IdeCvel (Índice de Desenvolvimento da Educação Pública Municipal de Cascavel), um indicador educacional municipal que complementa o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de abrangência nacional, e o IDEPR ( Índice de Desempenho Escolar do Paraná), de abrangência estadual. Em 2023 o índice foi calculado duas vezes, em março e maio, com resultado de 6,2 e 6,4 pontos, respectivamente.

Para a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Brandalise Corrêa, a aplicação periódica de uma avaliação própria do município também é fundamental, principalmente no trabalho de recomposição da aprendizagem. “Com a avaliação nós podemos diagnosticar aquilo que a criança está com dificuldade e retomar estes conteúdos, de forma que o aluno de aproprie deles”, explica a diretora, que reforça a importância da participação das famílias nos dias de aplicação da avaliação. “É importante que as famílias incentivem as crianças a não faltar nos dias de aplicação das avaliações”.

Dados em tempo real - O município de Cascavel desenvolveu um aplicativo para correção das provas, com capacidade de informar em tempo real os resultados da Prova Cascavel. No aplicativo, diretores, coordenadores e professores podem identificar quais conteúdos precisam ser retomados nas aulas e quais os alunos já dominam. “Essa velocidade no cálculo dos resultados é importante para que a avaliação tenha impacto imediato, pois cada dia letivo que se passa sem acesso aos resultados é uma oportunidade perdida de ampliar a qualidade da aprendizagem em Cascavel”, comenta o desenvolvedor do sistema, Marcel Kappes.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.