A Escola Pública Municipal de Trânsito foi convidada a participar da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) promovida pelo Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná). A escola contribuiu para o evento com uma palestra sobre Educação no Trânsito e Direção Defensiva, levando informações e conhecimentos que levaram à reflexão sobre as atitudes praticadas no dia a dia no trânsito.
Durante a apresentação, foram compartilhadas estatísticas de trânsito que comprovam a presença contínua de negligência, imperícia e imprudência nas vias. No entanto, enfatizou-se a possibilidade de reverter essa situação por meio da mudança de atitudes, colocando o exemplo positivo à frente das ações durante o trânsito.
A Coordenadora de Educação de Trânsito e palestrante, Luciane de Moura, destacou a satisfação de trabalhar com esse público, que vivencia a realidade apresentada no trânsito e são responsáveis pelos primeiros socorros e por salvar vidas.
“É muito satisfatório trabalhar com esse público, pois eles vivenciam in loco a realidade apresentada, sendo eles, os que praticam os primeiros socorros, aqueles que salvam vidas. O que deve ser ressaltado é que os trabalhadores do Consamu têm o conhecimento sobre o trânsito e mesmo assim, a atenção estava centrada em cada palavra que era dita na palestra e também a participação nas perguntas dirigidas”, explica a Coordenadora de Educação de Trânsito e palestrante, Luciane de Moura.
Essa ação faz parte do Projeto Cidadão em Trânsito, que leva educação de trânsito a empresas, instituições e organizações por meio de palestras, dinâmicas, conversas e outras metodologias, com o objetivo de promover a preservação da vida no trânsito.
Além disso, a equipe da Escola Pública Municipal de Trânsito também realizou ações educativas voltadas para as crianças nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da região sul, mais especificamente no CMEI Maria Vaz Meister e CMEI Professora Mirian Ana Davlonta Boschetto, durante a semana.
As atividades desenvolvidas com as crianças foram planejadas de acordo com faixa etária, privilegiando o aspecto lúdico. A atividade começou com uma roda de conversa sobre as regras de trânsito, como o uso das cadeirinhas, o uso do cinto de segurança, onde brincar e o respeito às calçadas, entre outros aspectos. Em seguida, as crianças participaram de brincadeiras que imitavam a circulação no trânsito, utilizando faixas de pedestres, motos de brinquedo e placas de sinalização, entre outros recursos.
Priscila Galvão, educadora de trânsito da Transitar, enfatizou que as crianças aprendem sobre a importância de não caminhar sozinhas nas vias públicas e sobre os cuidados com a segurança dentro dos veículos. Ela também ressaltou a preocupação com o perigo de andar na garupa de motocicletas, especialmente para crianças tão pequenas.
“Elas aprendem que não podem andar sozinhas, sem um adulto na via pública, bem como os cuidados com a segurança no veículo. Falamos muito sobre o perigo de andar na garupa da moto, sendo eles tão pequenos. Acreditamos que eles aprendem de verdade, pois ouvimos relatos de pais quanto ao cuidado no trânsito, isso nos deixa muito feliz, pois o objetivo está sendo alcançado”, explicou Priscila.
Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS