sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

PRF apreende carga de calçados falsificados em operação na BR-163 em Lindoeste

Ao fiscalizar a carga do caminhão, os policiais constataram que se tratava de calçados diversos...

Na noite do último sábado (01/07), durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Unidade Operacional de Lindoeste/PR, um caminhão trator Volvo/FH 500 6x2T, de Capitão Leônidas Marques, tracionando o REB/LINSHALM SRF3ECL, foi abordado no km 180 da BR-163. O veículo era conduzido por um homem de 51 anos.

Ao fiscalizar a carga do caminhão, os policiais constataram que se tratava de calçados diversos. O motorista afirmou ter carregado os itens em Nova Serrana/MG e que o destino final seria Barracão/PR. Foram apresentadas DANFEs relacionadas à carga. No entanto, durante a fiscalização, verificou-se que o motorista não havia respeitado o período de descanso obrigatório estipulado pela legislação de trânsito.

No dia seguinte, com melhores condições de luminosidade, uma vistoria mais detalhada revelou que os calçados estavam sendo transportados de maneira rudimentar, em diversas caixas de papelão e fardos artesanais. Apesar da forma de transporte improvisada, os calçados ostentavam marcas conhecidas, como Adidas, Nike, Caterpillar e Vans, o que levantou suspeitas de uma possível contrafação.

Diante dessa suspeita, foram feitos contatos com os responsáveis por algumas das marcas em questão. Após apresentar fotografias dos calçados, os representantes confirmaram que eram falsificados. Em decorrência disso, a carga, juntamente com o caminhão, seu reboque e o condutor, foi apreendida e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Cascavel/PR. O motorista pode ser enquadrado, em tese, no crime previsto no artigo 184 da Lei 9.279/98.

É importante ressaltar que o quantitativo real de calçados apreendidos ainda será contabilizado posteriormente pela Polícia Judiciária, devido à grande quantidade de caixas e fardos encontrados no interior do baú do caminhão. Essa apreensão reforça a atuação das autoridades no combate à pirataria e à comercialização de produtos falsificados, protegendo tanto os direitos das marcas quanto os consumidores.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.