quarta-feira, 23 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Oeste reúne 30 municípios

Evento compartilha soluções tecnológicas para os serviços públicos e reconhece 11 Prefeitos Inovadores..

Investir em tecnologia e inovação é uma das principais pautas nas cidades atualmente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. No Oeste Paranaense, a modernização do setor público foi tema tratado por prefeitos, gestores e servidores que participaram na última quinta-feira (29), no auditório da Associação de Municípios do Oeste do Paraná (Amop), do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para dialogar sobre soluções que garantam maior eficiência dos serviços públicos.

Representantes de 30 Prefeituras participaram do evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD2) em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio do Parque de Agroinovação Fundetec, e Amop, que compartilhou os avanços tecnológicos de Cascavel, Foz do Iguaçu, Guaíra, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado e Toledovoltados para a implantação de governos mais digitais e eficientes. “Falar em transformar a vida das pessoas é a base da Rede Cidade Digital. O propósito desses eventos é para que sirvam de subsídios que inspirem a formulação de políticas públicas que impactem positivamente na melhoria da qualidade de vida”, afirmou o diretor da RCD, José Marinho.

As políticas de inovação do Estado também foram apresentadas no evento. O superintendente da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Governo do Paraná, Giles Balbinotti, destacou diversas ações em andamento visando contribuir com o processo de inovação nas cidades, como a promoção de incentivos para startups, a criação de uma agência de desenvolvimento, projetos para desburocratização e estímulo à educação tecnológica. “Certamente as cidades e o campo precisam estar conectados. Precisamos cuidar da aérea rural também, olhando a questão da governança que é um ponto importantíssimo. Precisamos conectar as pessoas, os CPFs e os CNPJ”, frisou o secretário.

O presidente da Amop e prefeito de Toledo, Beto Lunitti,ressaltoua importância de se discutir soluções inovadoras na região. “Estamos vivendo um momento importante, da perspectiva de relacionamento entre as instituições”, observou prefeito ao comentar sobre o programa Oeste em Desenvolvimento”. “Em Toledo, em várias frentes estamos adotando tecnologia e inovação. Estamos em fase de implantação de iluminação em led, com telegestao – movimento que fizemos numa proposta de parceria público privada na bolsa de valores”, comentou o prefeito, citando outras inovaçõescomo a aquisição de 10 mil tablets para os alunos, robótica educacional, central de monitoramento e uso de georreferenciamento para auxiliar a gestão da cidade.

Tecnologias Educacionais - O investimento em tecnologia na educação tem sido uma das prioridades nas administrações municipais, conforme salientaram diversos prefeitos no encontro. O Programa T0EC Escola, desenvolvido pela Prefeitura de Cascavel, por exemplo, rendeu ao prefeito Leonaldo Paranhos o título de Prefeito Inovador. Outros dez prefeitos também foram homenageados pela implantação de soluções na educação e outras áreas como iluminação pública, alvarás, energia solar e sistemas digitais. “As crianças querem saber de tablet e telefone e a robótica de fato consolidou. É umprêmio dos nossos professores e da nossa secretária de educação”, enalteceu o prefeito de Cascavel.

Via: Assessoria Fórum de Cidades Digitais - Foto: Marcelo Lira

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.