Música erudita abre o 33º Festiva de Música de Cascavel
Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentou na noite de ontem no Teatro Municipal Sefrin Filho...
"Cascavel merece. Um espetáculo nota mil". A afirmação foi feita pela corretora de imóveis, Cláudia Santos, que prestigiou na noite de ontem (8), no Teatro Municipal, Sefrin Filho, a abertura do 33⁰ Festival de Música de Cascavel, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná.
A apresentação teve entrada gratuita e lotou o Teatro Municipal. " Para nós é uma honra receber a Orquestra Sinfônica do Paraná, na abertura no 33⁰ Festival de Música de Cascavel. O Festival, não é só o que está nos palcos, mas o que está nos bastidores. Nós temos aqui mais de uma semana de oficinas em que a gente traz profissionais especialistas do Brasil nas mais diferentes áreas da música para que os nossos profissionais de Cascavel possam buscar um aperfeiçoamento e para que os alunos possam conhecer e experimentar coisas novas na música, para que a gente possa avançar na base da música local e também para que a gente possa prospectar nossos músicos locais para todo o Brasil e exterior", disse o secretário de Cultura, Jefferson Lobo.
Ricardo Molter, músico da Orquestra Sinfônica do Paraná, destacou a importância do Festival de Música de Cascavel. "Este é um evento muito importante e um dos mais elogiados do Estado. Estar aqui é uma honra para a Orquestra Sinfônica, pois trata-se de um Festival importante para a cultura do Paraná", afirmou.
A Orquestra Sinfônica do Paraná, reconhecida nacional e internacionalmente por sua excelência musical, apresentou ao público três obras: na abertura, música do século 19 de Felix Mendelssohn, depois também música do século de 19, de Edward Elgar e o encerramento da apresentação foi com a sétima sinfonia de Ludwig van Beethoven . Para o advogado, Paulo Pegoraro, "a Orquestra Sinfônica do Paraná abriu com chave de ouro o nosso Festival de Música".
OFICINAS GRATUITAS - Pelos próximos dias, a cidade de Cascavel vai respirar e vivenciar a música intensamente. O festival será de 8 a 16 de julho, com programação todos os dias. Outro ponto importante que faz do Festival de Música um sucesso já de antemão é que as inscrições para as oficinas já ultrapassam a marca de 500 inscritos, o número já é superior que a edição de 2022. As oficinas, vale destacar, são totalmente gratuitas.
Além de músicos profissionais e amadores de Cascavel, terão participantes da região Oeste e Sudoeste do Paraná e também do Chile e Venezuela. Os músicos poderão aprimorar suas habilidades com professores altamente gabaritados.
Ao todo, são 27 oficinas de música, oferecidas gratuitamente, que serão realizadas em diversos espaços da cidade, incluindo o Teatro Municipal, o Colégio Marista de Cascavel, a Cia da Música e o Liceu Musical Palestrina. Desde iniciantes até músicos experientes, há opções para todos os níveis e preferências musicais.
Com uma ampla variedade de oficinas, que abrangem instrumentos de cordas, piano, metais, sopro e técnica vocal, os participantes terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos e demonstrar seu talento durante as apresentações comerciais.
NOITES DE APRESENTAÇÕES - Além da apresentação de abertura, o Festival terá espetáculos gratuitos todas as noites. Não é preciso retirar os ingressos. Na programação, estão apresentações de coral, de piano, os próprios alunos das oficinas e o ápice será a apresentação do Coro e Orquestra Itaipu, no domingo, dia 16 de julho, às 20h30. O espetáculo marcará o encerramento do festival 2023.