18 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Visite os museus e desvende os tesouros culturais e históricos de Cascavel

Aproveite esses espaços culturais e mergulhe na história e na arte da cidade. Entrada é gratuita...

Visite os museus e desvende os tesouros culturais e históricos de Cascavel

Cascavel reserva verdadeiros tesouros culturais que estão esperando para serem descobertos por você e sua família. Com quatro museus espalhados pela cidade, há uma oportunidade única para se conectar com a história e a entrada em todos os espaços é gratuita. 

A Secretaria Municipal de Cultura de Cascavel convida a todos para uma experiência enriquecedora, por meio dos museus. Entre eles, o Museu da Imagem e do Som de Cascavel Xico Tebaldi e o Museu Histórico de Cascavel Celso Formighieri Sperança, ambos situados na Rua Duque de Caxias, 379, no prédio do Centro Cultural Gilberto Mayer.

Esses museus não apenas abrem suas portas durante a semana, de terça a sexta-feira, mas também oferecem a oportunidade de visitas aos domingos das 8h às 13h, em paralelo com a Feira do Teatro. É uma excelente chance para desfrutar de momentos culturais e conhecer a história e a arte que moldaram Cascavel.

Nas exposições de longa duração e temporárias, o Museu da Imagem e do Som e o Museu Histórico de Cascavel proporcionam uma imersão no passado, uma viagem no tempo que começa no ano de 1920 e percorre toda a trajetória da cidade até 2020. Por meio de fotografias, textos e peças, é possível reviver momentos importantes e entender como Cascavel se transformou e cresceu ao longo dos anos se tornando a segunda melhor cidade do Brasil para se viver.

As atrações vão além da história local. O Museu de Arte de Cascavel, também localizado no Centro, próximo à Biblioteca Pública Municipal, e o Museu Oscar Niemeyer em Cascavel, no Complexo Cultura Sefrin Filho, apresentam obras de artistas locais e internacionais, bem como uma rica exposição sobre a história e a arte do Continente Africano.

A responsável pelos Museus Histórico e da Imagem e do Som, Silvia Prado destaca algumas peças fascinantes: "No Museu Histórico, podemos destacar duas peças super interessantes: a bota número 54, que pertenceu ao Pastor Thomas e foi doada ao museu em 1976 por Pedro Baratto, e a cangalha e bruaca de couro, utilizadas no transporte de mantimentos de Foz do Iguaçu para Cascavel a cavalo, doada em 1980 pela fazenda dos irmãos Marcolin".

Por: SOT/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade