Serviço de Assistência Judiciária Gratuita registra mil atendimentos na Unipar de Cascavel
Casos foram atendidos no ano de 2025 pelos alunos, com supervisão docente, com destaque para as Varas de Família, com mais de 690 processos.
Desde 2002 a Universidade Paranaense (Unipar), campus de Cascavel, conta com o Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (Sajug), um projeto de extensão permanente que atende a população hipossuficiente. Em 2025, foram registrados 1.004 casos atendidos, em diversas Varas.
Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos, com supervisão docente. “Este projeto agrega vários objetivos, dentre os quais, o de proporcionar aos acadêmicos do 7° ao 10° períodos do curso a realização do estágio obrigatório de prática jurídica real, que vem prepará-los para o mercado de trabalho e para a prestação de atividades filantrópicas, através do atendimento gratuito à população hipossuficiente de Cascavel”, explica a coordenadora do Sajug, Dra. Alaide Bretas.
O acompanhamento dos casos se estende até o final da ação. Quando é necessário ajuizamento ou defesa na área jurídica, esta função fica a cargo dos professores orientadores, que contam com o auxílio dos alunos, completando um círculo de aprendizado. “O Sajug proporciona à comunidade o acesso à justiça mediante a conscientização da correta aplicação da norma, observando o ordenamento jurídico constitucional e infraconstitucional”, finaliza a coordenadora.
Para a acadêmica Melissa Ducatti, que está concluindo o curso, ter passado pela experiência no Sajug, contribuiu de diversas formas. “Aflorou o meu lado profissional e pessoal, desenvolvi a oratória, a escrita, como eu consigo processar a informação e passar para o papel, como lidar com um juiz, com as partes. O Sajug também me ajudou a desenvolver mais empatia, porque é um assistido que precisa de uma ajuda, desse auxilio que a universidade oferece. Muitas vezes a gente faz um papel maior do que operadores do direito, que é confortar, ser sensível”.
Para acessar o Serviço, a renda familiar não pode ser superior a 2 salários mínimos e o cliente também não pode possuir bens em seu nome. O atendimento é prestado durante o ano letivo, via triagem. Para saber mais, é necessário ligar no (45) 3321-1300.
Justiça no Bairro
Anualmente, a Unipar recebe o “Justiça no Bairro”, um projeto do Tribunal de Justiça do Paraná e que impacta consideravelmente parte dos processos afetos às Varas Cíveis e Vara de Família e Sucessões. Este ano, o número de casos nestas Varas foi de 697 processos. Já na Vara da Infância e da Juventude, foram 24 atendimentos. Nas Varas Cíveis, o número foi de 267. Nas Varas de Registros Públicos, foram 12 casos. O número de processos que estão em 2ª instância são quatro.