26 de abril de 2025

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

Paratletas Cascavelenses se preparam para disputar o Campeonato Mundial de Taekwondo

Lutadores foram os primeiros brasileiros com Síndrome de Down a conquistar a faixa preta na modalidade; Equipe realiza rifa para participar do campeonato..

Paratletas Cascavelenses se preparam para disputar o Campeonato Mundial de Taekwondo

Três paratletas da cidade de Cascavel estão se preparando para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Taekwondo, que acontecerá na cidade de Vera Cruz, no México, entre os dias 21 e 24 de setembro. O professor Edimar Vieira é o responsável pelo treinamento desses atletas, que fazem parte da Associação Juventus e treinam na academia N1.

A participação dos paratletas no Campeonato Mundial foi conquistada após eles se sagrarem campeões brasileiros da modalidade no ano passado. Além dos três cascavelenses, a equipe brasileira será composta por mais seis paratletas. Um feito notável é que esses três atletas foram os primeiros brasileiros com Síndrome de Down a conquistar a faixa preta no Taekwondo.

Com cinco anos de prática na modalidade, os paratletas cascavelenses já acumulam um impressionante histórico de vitórias em campeonatos estaduais e nacionais. Eles são os atuais campeões paranaenses, brasileiros, sul-brasileiros e do PARAJAPS.

Para viabilizar a participação no Campeonato Mundial no México, uma rifa está sendo promovida, com cada bilhete custando R$ 10. O prêmio para o vencedor será um aparelho de celular Samsung. O sorteio acontecerá em 15 de setembro, com transmissão ao vivo pelo Instagram Olhar Down. Quem quiser colaborar com a equipe pode entrar em contato pelo telefone (45) 99126-3700, com Márcia Martignoni.

Além das conquistas esportivas, a prática do Taekwondo tem trazido benefícios significativos para os paratletas com Síndrome de Down. Familiares relatam melhorias no equilíbrio, elasticidade corporal, disciplina, socialização e saúde mental. Márcia Martignoni, mãe de um dos lutadores, destaca as mudanças positivas que a atividade trouxe para a vida de seu filho.

Geovana Silvestri, tia de uma das representantes femininas do trio, observa que o Taekwondo teve um impacto transformador na vida de sua sobrinha, melhorando a socialização e autoestima dela. Eduardo Sartori Fillus, outro paratleta, encontrou na modalidade uma maneira de aprimorar o equilíbrio, postura e coordenação motora, além de construir amizades sólidas.

O empenho e dedicação desses paratletas cascavelenses inspiram não apenas suas famílias e comunidade, mas também demonstram a importância da prática esportiva inclusiva e seus benefícios holísticos.

Por: SOT/Via: Assessoria Taekwondo - Foto: Divulgação - Foto:

Tags:



Mais Lidas

Publicidade