Paraná

Geração de empregos: mais de 900 pessoas foram contratadas em Corbélia no primeiro semestre de 2023

Grande parte destas contratações acontecem por meio da Agência do Trabalhador de Co...

04 ago 23 - 16h40 Atualizado 04 ago 23 - 16h42 Redação SOT
Geração de empregos: mais de 900 pessoas foram contratadas em Corbélia no primeiro semestre de 2023

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Janeiro a Junho deste ano o município de Corbélia empregou um total de 901 pessoas. O levantamento aponta um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, quando empregou 851 trabalhadores.

Grande parte destas contratações acontecem por meio da Agência do Trabalhador de Corbélia, que tem se destacado na região e ultrapassado municípios como Cascavel no número de pessoas encaminhadas ao mercado de trabalho. No mês de junho foram realizadas um total de 45 contratações através da agência de Corbélia, ultrapassando em 23% a meta estabelecida pelo Governo Estadual que era de realizar a contratação de 36 trabalhadores. Com esse resultado o município ocupou a quarta posição no rancking dos escritórios do Paraná.

O Prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw, do MDB, comemora com entusiasmo esse êxito e destaca o comprometimento de sua gestão em proporcionar oportunidades e incentivar a ampliação de vagas disponíveis em Corbélia. Ele ressalta o papel da Agência do Trabalhador como um valioso instrumento de parceria e fortalecimento entre o setor público e privado, que amplia a oferta de mão de obra e atrai novas oportunidades para o município. O Prefeito afirma: "Como gestor, nosso compromisso é gerar oportunidades e ser facilitador para que elas possam ser geradas também pelo meio privado. A agência é um caminho de parceria que traz benefícios para ambas as partes."

Um dos fatores que contribuíram para esse sucesso é a estreita colaboração entre empresas e o poder público. Andreo Fontana, Secretário de Desenvolvimento Econômico, ressalta que diversas parcerias foram estabelecidas, e empresas como a Cooperativa Copacol contrataram 74 pessoas de Corbélia no primeiro semestre, sendo 45 delas encaminhadas pela Agência do Trabalhador. Essa união resultou em vantagens significativas para os trabalhadores locais, que agora contam com o fornecimento de transporte pelas empresas, garantindo que permaneçam em Corbélia sem abrir mão das comodidades e qualidade de vida que a cidade oferece.

Essa busca por trabalhadores que moram em Corbélia também levou as empresas a fornecerem seus próprios meios de transporte, o que segundo Andreo, é essencial no momento da busca da oportunidade. “Hoje temos uma cidade segura, com boa saúde e educação, e os trabalhadores não querem abrir mão disso, por isso as empresas oferecem vantagens para que o morador não saia de Corbélia, e o transporte até o trabalho é importantíssimo nesse momento de decisão.”

A eficiência no processo de encaminhamento dos profissionais também foi destacada como um fator-chave para o sucesso da agência. “Temos que destacar e parabenizar a atuação das nossas agentes, Rosa, Leni e a Cláudia. Elas atuam no atendimento e devem ser reconhecidas pelo empenho na busca por trabalhadores e também na captação de oportunidades para o nosso município.”

A gerente Claudia Wilsen destaca a relevância das empresas locais na geração de empregos em Corbélia, além das parcerias estabelecidas com grandes cooperativas. Um exemplo notável dessa colaboração é a união entre o Centro de Distribuição Quero-Quero e o poder público, que impulsiona ainda mais o desenvolvimento econômico e proporciona novas oportunidades de trabalho para os moradores.

A parceria da agência com as empresas locais amplia as possibilidades de emprego, destacando o importante papel do comércio e da indústria de Corbélia como mantenedoras da economia e geradoras significativas de empregos na região. Claudia lembra que qualquer empresa do município pode firmar parceria com a agência na oferta de empregos. “A parceria com as empresas locais têm gerado muito resultado positivo. Isso permite que muitos trabalhadores locais encontrem oportunidades de emprego. E as empresas podem nos procurar, e nós saímos em busca dessa mão de obra. Acreditamos que a valorização das empresas locais é essencial para o crescimento sustentável de Corbélia”

Mensalmente ao menos oito, diferentes empresas de Corbélia e região, realizam as entrevistas pessoalmente na agência e as vagas se estendem aos m diversos setores: auxiliares, entregadores, operadores de caixa, repositores, linha de produção, atendente entre outras.

A parceria entre empresas e o poder público, aliada às vantagens oferecidas para os trabalhadores locais, demonstram o esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em Corbélia, é o que acredita o Prefeito. “Conseguimos trabalhar em sintonia, com a agência, com as empresas e com o trabalhador. O objetivo é que quando trabalhador nos busque ele tenha todas as informações e o máximo de oportunidades possíveis para que ele se encaminhe de volta ao mercado de trabalho” conclui Giovani.


Via: Assessoria Município de Corbélia - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.