Cascavel

Bravíssimo Concertos leva música clássica para Região Oeste do Paraná

Pianistas Olga Kiun e Inácio Wildt interpretam obras de Chopin, Mozart e Rachmanino...

14 ago 23 - 23h04 Redação SOT
Bravíssimo Concertos leva música clássica para Região Oeste do Paraná

O projeto Bravíssimo Concertos volta à Região Oeste do Paraná para duas apresentações da pianista russa, naturalizada brasileira, Olga Kiun e seu aluno Inácio Wildt, nas cidades de Cascavel (23/08) e Medianeira (25/08). Com apresentação e curadoria da professora e especialista em música, Liana Justus, o programa prevê a interpretação de composições de Mozart (1756-1791), Schubert (1797-1828), Chopin (1910-1949), Grieg (1843-1907), Rachmaninoff (1873-1943) e Brahms (1833-1897). Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na plataforma Sympla (confira o serviço abaixo).

Além dos concertos didáticos, o Bravíssimo também realizará nas duas cidades aulas de música com alunos das redes municipal e estadual de ensino. As ações fazem parte da segunda temporada do projeto que tem como enfoque a formação de plateia para música clássica instrumental. “Quando abastecemos o público com informações relevantes como o contexto em que a obra foi criada, o histórico do músico e do instrumento musical, as pessoas passam a entender o que estão escutando e criam um foco maior no concerto, sem dispersões”, afirma Liana Justus.

OLGA KIUN - Radicada em Curitiba desde 1993, Olga iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, com sua mãe e sua avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisinau (Moldávia). No Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, foi aluna do consagrado pianista e professor Lev Oborin, graduando-se com distinção. Foi laureada no Concurso Internacional George Enescu, na Romênia. Em Leningrado (hoje São Petersburgo), sob a orientação de Pavel Serebriakov, concluiu o doutorado e passou a integrar o Mos Concert, sociedade artística estatal, junto da qual realizou diversos recitais, concertos com orquestra e gravações para o rádio e a televisão por toda a ex-União Soviética.

Em Curitiba lecionou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e, desde então, Olga Kiun tem formado gerações de pianistas atuantes no panorama musical brasileiro e internacional. Seus alunos colecionam primeiros lugares em mais de 50 concursos nacionais e internacionais e colocam Curitiba como um importante polo pianístico da América do Sul.

INÁCIO WILDT - Nascido em 2011, Inácio Wildt teve contato com a música desde muito cedo em seu ambiente familiar. Aos cinco anos de idade começou as aulas de piano com Olga Kiun e, desde então, tem obtido destaque nos recitais e concursos de que participou, como o Edna Bassetti (2º lugar em 2019 e melhor intérprete de Bach em 2022), bem como em competições online internacionais, como Gloria Artis de Viena (2020, 2º lugar), Scherzo Tel-Aviv (2021, 1º prêmio), Ecaterimburgo-Dusseldorf (2021, 1º prêmio), Chopin Sessions Felanitx- Espanha (2022, 1º prêmio), além do Concurso Souza Lima (2021), com etapa final transmitida ao vivo, no qual obteve o primeiro prêmio.

Recentemente participou como aluno executante da 40ª Oficina de Música de Curitiba, nas classes dos professores Rafael Luszczewski, Érika Ribeiro e Pedro Burmester. No início de 2023 foi contemplado com a Bolsa de Estudos Musicais Estefan Iatcekiw.

Realização, apoios e patrocinadores - Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cultura, o Bravíssimo tem incentivo da Supermax, Unimed Curitiba, BRDE, Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar. Realizado pela Unicultura com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Medianeira, Fundação Cultura de Curitiba, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste de Comunicação.

Via: Assessoria Bravíssimo - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.