Cascavel

Fundetec inicia validação de sistemas inovadores para a avicultura

Empresas incubadas transformam originalidade e modernidade em chave de acesso ao me...

15 ago 23 - 16h56 Atualizado 15 ago 23 - 16h59 Redação SOT
Fundetec inicia validação de sistemas inovadores para a avicultura

Um interesse genuíno pela inovação, empreendimentos de sucesso, com a melhoria dos processos e satisfação de consumidores em todos os níveis. Um importante ponto em comum entre a Fundetec e as mais de 70 empresas incubadas no Parque de Agroinovação, são o interesse comum pela inovação, empreendimentos de sucesso, com melhoria dos processos e satisfação dos consumidores.

Quem passa ao longo da estrada que liga Cascavel ao distrito de São João do Oeste, muitas vezes não faz ideia do quanto de avanços, pesquisas bem sucedidas e investimentos que estão melhorando o mercado, fazem parte da rotina das centenas de pessoas que ali trabalham diariamente.

Agora, dois projetos que tem a avicultura como fonte de produção ganharam destaque pela originalidade e excelência. As empresas AveTools e Instalight apresentam ao mercado algumas de suas soluções inovadoras, econômicas e viáveis.

A AveTools desenvolveu um sistema de monitoramento em tempo real de tudo o que acontece no ambiente de um aviário. Desde a emissão de gases, consumo de água, temperatura ambiente, controle de doenças, com processos de automação, incluindo sensores para coletar dados, algoritmos de processamento, classificação e diagnóstico; informações fundamentais para o produtor obter um melhor manejo das aves. Sem contar a redução do tempo,  permitindo todo o acompanhamento em tempo real via aplicativos.

Para a fundadora da empresa, Rosemeire Silva, a parceria com a Fundetec foi a realização de um sonho. “Estar com eles é a validação de que estamos fazendo um trabalho correto”, completa.

Por falar em automação, aplicativos e modernidade, a outra incubada que deu um salto de qualidade e apresenta vantagens consideráveis ao mercado é a Instalight. Com o ousado objetivo de mudar uma realidade a empresa se debruçou no desafio de tornar os aviários autossustentáveis com economia cinco vezes maior e 30% mais eficientes.

Para se ter uma ideia o equipamento instalado não queima lenha, nem produz gases tóxicos, e permite, por exemplo, um aquecimento que leva entre 8 e 12 horas, sendo que o método tradicional demora entre 36 e 48 horas. Já o esfriamento, ou a convergência entre quente e frio dos ambientes de produção das aves acontece em apenas 30 minutos. Bom para o manejo, para os animais e para quem trabalha no local

A Instalight oferece esse controle total da  climatização via controle aplicativo, de forma sustentável, dinâmica e eficiente. A melhoria na criação/produção com a retirada dos lotes de frangos em menos tempo e com mais qualidade é tudo o que os produtores mais querem.

Para o diretor Neucir Luiz Machado o que mais pesou no sucesso alcançado foi a forma como a Fundetec acolheu a empresa. “A Fundetec nos deu todo o apoio, a logística e o amparo que precisávamos durante todo o processo”.

Para o diretor de Inovação da Fundetec, Rafael Amaral, essa validação de projetos e processos consolida o trabalho e o significado das ações da Fundação.

“O apoio da Fundetec é imprescindível na consolidação dessas tecnologias e sua difusão no mercado. Numa região que é grande produtora de alimentos estamos nos tornando referência no desenvolvimento de tecnologias”, concluiu.

Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.