28 de janeiro de 2026

Cascavel

Fale conosco

Cascavel

TJPR discute criação de 2ª Vara de Juizado para atendimento a vítimas de violência doméstica

Reunião articulada pelo deputado Oziel Luiz Batatinha (MDB) reuniu caravana de autoridades de Cascavel na capital paranaense...

TJPR discute criação de 2ª Vara de Juizado para atendimento a vítimas de violência doméstica
© SOT

Em um encontro de grande relevância para a busca por mais efetividade na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Luiz Fernando Keppen, reuniu-se com autoridades de Cascavel, incluindo juízes, promotores, advogados e representantes da sociedade civil organizada. 

A reunião teve como objetivo discutir a criação de uma 2ª Vara de Juizado na comarca de Cascavel, destinada especificamente ao atendimento e tratamento dos casos de violência contra a mulher. A iniciativa foi promovida pelo Deputado Batatinha (MDB), que reconheceu a urgência de medidas mais eficazes para enfrentar essa problemática. O parlamentar foi representado pelo chefe de gabinete, Cleumar Farias. Participaram ainda, o deputado estadual Marcio Pacheco (REP) e o presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Alécio Espínola (POD). 

O encontro foi realizado em um ambiente de diálogo aberto e construtivo, refletindo o comprometimento das autoridades presentes em abordar de forma efetiva o aumento do volume de processos de casos de violência doméstica na região. De acordo com dados apresentados, atualmente a Comarca de Cascavel possui 9141 processos em andamento, 3676 ações penais, 2350 medidas protetivas e 2624 inquéritos policiais.

O Presidente Luiz Fernando Keppen ressaltou a importância da conversa e de aprimorar a estrutura judiciária para atender adequadamente às vítimas e garantir que os agressores sejam responsabilizados por seus atos, mas que ainda há uma série de fatores que devem ser analisados com cautela para a criação desta vara no município.

Além dos aspectos jurídicos, a sociedade civil organizada também teve a oportunidade de contribuir para a discussão. Representantes de organizações voltadas para a defesa dos direitos das mulheres apresentaram suas perspectivas e sugestões para a implementação de políticas e ações mais abrangentes de prevenção e combate à violência doméstica.

/Via: Assessoria Batatinha (MDB) - Foto: Divulgação

Mais Lidas