O segmento de farmácias continua em expansão no Brasil. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados da Receita Federal, em todo o País, são 122 mil farmácias. Somente no Paraná, são 7.253 estabelecimentos, sendo que 78% são micro e pequenas empresas.
Ainda segundo a pesquisa, somente no primeiro semestre deste ano, foram abertas 169 farmácias, sendo 63% delas pequenos negócios.
Crescimento e ascensão - O diagnóstico também aponta que o maior crescimento de abertura de lojas do ramo ocorreu durante a pandemia do coronavírus. No primeiro semestre de 2020, início da Covid-19, foram abertas 204 farmácias, contra 176 no mesmo período de 2021.
A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, diz que, para se diferenciar nesse mercado, os pequenos negócios devem se atentar para a escolha do ponto. Uma das estratégias é buscar bairros ou regiões ainda não supridos por esse tipo de serviço.
Para se destacar e competir com as grandes redes, as micro e pequenas empresas do setor podem ofertar aos clientes serviços diferenciados, como o rol de testes e exames autorizados por resolução da Anvisa, que acaba de entrar em vigor.
“É importante focar em um atendimento mais próximo, buscar criar vínculo de relacionamento com o cliente, oferecer opções de pagamento e investir em um bom sistema de gestão, já que as farmácias trabalham com muitos produtos tabelados”, orienta.
Liciana aponta ainda que é interessante incluir no portfólio um mix de produtos atrativo, como cosméticos e linha para bebês, além de realizar o gerenciamento adequado do estoque de medicamentos, para evitar perdas com itens vencidos.
Para apoiar essas empresas, o Sebrae/PR disponibiliza soluções de gestão em seu portfólio, voltado para melhorar a performance dos pequenos negócios.
“Podemos ajudar esses empresários com o controle financeiro, relacionamento com o cliente, marketing, melhoria do atendimento, e até com um bom plano de recursos humanos, para reter as pessoas. Por meio do Sebraetec, as farmácias podem receber subsídio para fazer as regulamentações necessárias para o funcionamento do negócio, organizar o processo produtivo e até construir a marca para ganhar visibilidade no mercado”, cita.
No Brasil, as cidades que mais abriram novas farmácias (micro e pequenas empresas) neste início de ano foram Rio de Janeiro (173), São Paulo (111) e Brasília (96). Já em relação à quantidade geral de estabelecimentos ativos, São Paulo é o primeiro no ranking, com 4,5 mil unidades, seguido por Rio de Janeiro (3,6 mil) e Brasília (2,1 mil).
A capital paranaense também está no ranking. Curitiba é a sétima maior cidade brasileira considerando o número de farmácias, com total de 1.216 negócios, sendo 609 microempresas, 155 empresas de pequeno porte e 452 de outros portes.
Via: Assessoria Sebrae/PR - Foto: Divulgação
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