terça-feira, 22 de abril de 2025

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Paraná

Da mesa de trabalho para a rede social: empresa transforma funcionários em influencers de vendas

A concessionária Honda Blokton é uma das pioneiras em investir nos próprios colaboradores como embaixadores da marca no mundo digital...

Os influenciadores digitais já respondem por 76% da decisão de compra dos consumidores brasileiros, revela um estudo do Instituto Qualibest de Pesquisa de Mercado. Alinhada a essa nova realidade, uma tendência inovadora começa a emergir no mundo empresarial: a transformação de funcionários em influencers, especialmente na área de vendas. 

Algumas marcas já perceberam o potencial de aproveitar a presença nas redes sociais de seus próprios colaboradores para criar uma abordagem mais autêntica e envolvente para o marketing e as vendas. A ideia é capitalizar com a expertise do vendedor, aumentando a confiança do cliente e impulsionando os negócios.

A Honda Blokton, maior concessionária de motos da região Sul do Brasil, é uma das pioneiras em apostar no influenciador corporativo. Algo que já vem sendo trabalhado na empresa há cinco anos e se intensificou com a pandemia. 

Plataformas como Instagram e WhatsApp se tornaram showrooms virtuais da Blokton, onde os vendedores apresentam produtos e fecham negócios de maneira mais pessoal e eficaz. E os resultados têm se mostrado bastante positivos, com o cliente cada vez mais propenso a efetuar a compra após ser impactado pelos influencers de vendas, como passaram a ser chamados os até então consultores de vendas.

“Hoje o meio digital já representa de 60% a 70% do atendimento em nossas lojas. Sendo que 52% das vendas ocorrem de maneira digital. No acumulado de 2023, já são 38% de aumento neste tipo de negociação em relação ao ano passado”, destaca Rudney Doscher, diretor de Operações da Blokton.

O executivo acredita que esse crescimento será contínuo, já que o consumidor utiliza cada vez mais os canais digitais para adquirir um bem ou um serviço. “Pelo menos numa mídia digital ou social, ou mesmo numa plataforma de internet, a pessoa vai passar antes de ir até o seu showroom, seja ele físico ou virtual.”

Influencer interno faz sucesso no Tik Tok - Num ambiente de mídia social saturado de anúncios pagos, as recomendações personalizadas de colaboradores que conhecem profundamente os produtos ou serviços acabam se destacando. 

No levantamento feito pela Qualibest, 69% das lembranças de anúncios vêm de publicidades feitas por influencers, contra 36% dos anúncios tradicionais feitos pela própria empresa.

Pelo Instagram, por exemplo, os colaboradores da Blokton conseguem mostrar as motos em detalhes, por meio de fotos e vídeos criativos. Enquanto isso, o Whats se tornou uma ferramenta valiosa para comunicações diretas, permitindo que se atendam dúvidas, forneçam informações detalhadas e, até mesmo, finalizem transações.

O influencer de vendas Fernando Henrique de Barros, da filial Blokton em Cascavel, é um exemplo de sucesso nas redes sociais. Em 2020, ele aceitou o desafio da empresa em estimular a criação de “perfis comerciais” no TikTok. Hoje, ele possui mais de 230 mil seguidores e vídeos sobre modelos de motos que já passaram de 1 milhão de visualizações.

“Quando você começa a ganhar muitos seguidores, os consumidores passam a comprar melhor a sua ideia e vão se engajando e comentando. O investimento da Blokton no marketing digital feito pelos funcionários é uma via de mão dupla. Eu vou ganhar em negócios, vou ajudar a marca a vender, e a empresa vai ganhar maior visibilidade”, diz Fernando.

Linguagem única nas redes sociais - Antenada com o consumo digital, o Blokton lançou neste ano o projeto #SouBLK. O objetivo é investir em treinamentos ministrados por especialistas em marketing digital, focados em aprimorar e desenvolver as habilidades dos funcionários no uso estratégico das redes sociais como canal de atendimento e fechamento de negócios. 

“Os participantes mergulham numa imersão de aprendizado, que inclui dicas valiosas, orientações práticas, estratégias eficazes de vendas online e uma linguagem única na forma de apresentar o conteúdo e a imagem da marca. Estamos transformando-os em embaixadores autênticos da marca”, salienta Marcello Macedo, diretor-geral da Honda Blokton.

A concessionária também investiu em ferramentas capazes de monitorar o desempenho e o alcance de cada postagem feita por seus funcionários, e assim dar o feedback a eles sobre as estratégias e os conteúdos que melhor estão performando.

Via: Assessoria Honda Blokton - Foto: Divulgação

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