27 de janeiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Catedral realiza 71ª festa da Padroeira

De acordo com o Pe. Divo de Conto, pároco da Catedral e coordenador geral do evento, a organização já começou há bastante tempo....

Foto:

Embora a parte religiosa seja sempre a mais importante, com seu auge no dia 12 de outubro, a gastronomia já faz parte da cultura, tanto da igreja local quanto do município, e atrai grande público, além dos eventos paralelos, como a Corrida da Fé e a Motociata da Fé, que contribuem para o engrandecimento da festa. 

De acordo com o Pe. Divo de Conto, pároco da Catedral e coordenador geral do evento, a organização já começou há bastante tempo. “Por ser um dos principais eventos da cidade, e que envolve inúmeras iniciativas, estamos divulgando com bastante antecedência e graças à Deus tudo vem correndo dentro das expectativas”. Ao todo são cerca de 1.000 voluntários que, de uma forma ou outra, colaboram com os serviços.

Romaria - Na parte religiosa, a abertura será no dia 28 de setembro, com a saída dos romeiros rumo à Aparecida/SP para buscar a imagem da Santa Padroeira. A comitiva será formada por 4 ônibus. A novidade é que nesse ano a imagem sobrevoará a cidade no domingo, dia 1º de outubro, a bordo de um helicóptero que pousará no estacionamento do Colégio Marista, de onde sairá em procissão para chegada às 10h na Catedral, na celebração de acolhida dos romeiros.

Outra novidade desse ano é o Retiro Mariano para os voluntários que irão trabalhar na festa, mas que também estará aberto para toda a comunidade.  Este acontecerá no sábado, dia 30 de setembro, das 15h às 20h e será conduzido por Dom Paulo Antônio de Conto, Bispo Emérito de Montenegro/SP.  

Corrida da Fé - Lançada em 2022, como uma das grandes novidades, a Corrida da Fé, que será realizada em parceria com o Colégio Marista, com o objetivo de promover um estilo de vida saudável e fortalecer os laços de devoção e fé, deve movimentar um público diferenciado no dia 12. Esta será realizada em dois percursos, sendo um de 12 km e outro de 6 km, além de uma caminhada de 2 km. Mas não é só para os adultos, as crianças também poderão participar. Para elas haverá a Corrida KIDS. Outra modalidade inserida nesse ano é a PCD (Pessoas com Deficiência). 

Em todos os trajetos o ponto de partida e de chegada é em frente ao colégio Marista. Porém os horários é que serão diferentes.  A corrida tem largada às 7h30 da manhã e a caminhada às 7h35. Já a corrida Kids será às 14h. 

As inscrições podem ser feitas pelo site www.rodrigocirilo.com.br e vão até o dia 02 de outubro ou até quando for preenchido o limite máximo de atletas inscritos distribuídos entre todas as distâncias. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 50 a 100,00, conforme a categoria a e data da inscrição.

Todos os atletas receberão uma camiseta e uma medalha de participação e também terão uma missa especial com benção, no dia 12 de outubro às 19h. Os ganhadores receberão troféu e medalha.

Motociata da Fé - Já é tradição, no dia 12 de Outubro, motociclistas se reúnem no Lago Municipal de Cascavel onde às 9h rezam o terço e de lá seguem em comboio levando a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida até a Catedral onde é celebrada a missa das 11h, com bênção especial aos motociclistas.

Gastronomia e Quermesse - A parte festiva segue ao estilo do que foi realizado ano passado, com jantares e almoços realizados nos fins de semana que antecedem ao evento. A abertura será no sábado, 16 de setembro com o jantar ao estilo oriental – Sukiyaki, depois segue a programação (anexo) com diferentes pratos. “O objetivo é que a comunidade possa participar um pouco mais dos festejos, ficando a festa da praça com a quermesse, para os cinco dias que antecedem ao aniversário da padroeira, ou seja, de 06 a 12 de outubro”, enfatizou o Pe. Divo, ao salientar que o famoso Pão de Nossa Senhora e o espetão de frango, que no ano passado vendeu seis toneladas da carne, entre outros lanches e quitutes, estarão presentes nas barracas. 

Os ingressos já estão à venda e poderão ser adquiridos na secretaria, ou com membros da organização, ou ainda representantes de uma das seis entidades contempladas: Cemic, ACAS, Apofilab, Recanto da Criança, Abrigo São Vicente e Paróquia Santa Cruz. 

Mais uma vez os lucros serão divididos com as entidades beneficentes, valor este que representa   50% do lucro líquido, atribuindo-se assim um caráter mais caritativo à festa, que é um dos maiores eventos gastronômicos da região, pela quantidade e diversidade de pratos. Ano passado esse valor representou R$ 86 mil reais cada, o que, segundo Pe Divo de Conto, só é possível devido à grande colaboração dos leigos, dos empresários e benfeitores, que contribuem com a prestação de serviços e com doações. O restante será destinado à finalização das reformas da praça em frente à Catedral, bem como manutenção da estrutura ao longo do ano.

Por: SOT/Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação - Foto:

Leia Também

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade .