Paraná

Missão técnica da Caciopar visita parque tecnológico modelo no Brasil

mplantada a cem quilômetros da capital paulista, a Nexus funciona em São José dos C...

05 set 23 - 15h34 Redação SOT
Missão técnica da Caciopar visita parque tecnológico modelo no Brasil

A Nexus, top 5, uma das cinco melhores incubadoras  do mundo (UBI Global), sediada em um dos parques tecnológicos mais avançados do Brasil, marca o início das atividades do segundo dia de visitas da missão técnica da Caciopar ao estado de São Paulo. Formada por 33 pessoas, a comitiva de 11 cidades do Oeste foi recepcionada pelo coordenador de Novos Negócios Amaury Acatauassú e outros diretores da instituição, considerada modelo em organização e inovação para o Brasil.

Implantada a cem quilômetros da capital paulista, a Nexus funciona em São José dos Campos e se traduz em um ambiente para conexão de startups, investidores e instituições de ensino. Gerido por uma associação e com participação da Ace local em sua governança (11 entidades têm cadeiras à gestão da estrutura; a associação comercial ocupa uma delas), o parque tecnológico conta com programas de aceleração e incubação. 

Na área de ensino, a estrutura comporta cinco universidades com cinco mil alunos. Atualmente, são cerca de 2,5 mil profissionais envolvidos com as atividades da Nexus, que abriga algumas empresas de tecnologia reconhecidas pela inovação e excelência dos seus produtos e serviços. “É incrível conhecer um ambiente como esse, tão tecnológico e focado em soluções que poderão contribuir para avanços incríveis às empresas e às pessoas”, observa o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Lucas Eduardo Ghellere.

Visitas - Além de conhecer a estrutura, os integrantes da missão técnica da Caciopar puderam visitar algumas das empresas inovadoras instaladas na Nexus. Eles estiveram na Fab Soluções, destinada a desenvolver soluções em internet das coisas voltadas à coleta de dados e aplicação desses em cidades inteligentes. Estiveram também na Climatempo, a principal empresa de consultoria meteorológica do País.

A caravana esteve ainda no CSI (Centro de Segurança e Inteligência), referência em monitoramento inteligente para aplicação em segurança, mobilidade, defesa civil e ação social. Outro aspecto interessante sobre a Nexus é o seu elevado grau de transparência: todos os documentos são públicos e podem ser encontrados no site do complexo porque parte dos recursos utilizados na estrutura vêm de esferas públicas. O parque tem, inclusive, parceria com a Finep (financiadora de estudos e projetos de inovação).

Hoje são 400 as empresas conectadas à Nexus. O processo de entrada no parque é por meio de edital. Startups têm essa chance duas vezes por ano. Para as que conseguem se integrar à estrutura, uma regra fundamental precisa ser observada: a sua relação com outras empresas do ambiente, medida considerada estratégica para a longevidade do negócio. Todas as empresas, além de precisar cumprir metas com acompanhamento da gestão do parque, pagam para estar e usufruir de tudo o que a Nexus oferece.

Via: Assessoria Caciopar - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.