Cascavel

Polícia Penal debate relacionamento interpessoal no trabalho em palestra sobre saúde mental

A palestra, em alusão ao Setembro Amarelo, aconteceu na sala de reuniões da unidade...

06 set 23 - 23h27 Redação SOT
Polícia Penal debate relacionamento interpessoal no trabalho em palestra sobre saúde mental

Servidores administrativos, terceirizados e operacionais da Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro Unidade de Progressão (PIMP UP), de Cascavel, participaram nesta semana de uma atividade preventiva que debateu o tema saúde mental.

A palestra, em alusão ao Setembro Amarelo, aconteceu na sala de reuniões da unidade e foi ministrada pela psicóloga Eneida Florisbela, que atua no Programa Prumos - um serviço voltado aos servidores da segurança pública e seus dependentes de atendimentos psicológicos e sociais.

“Esta campanha vista atingir a todos os nossos profissionais, seja o policial penal ou nossos servidores administrativos, e também é voltada ao público encarcerado para haja essa conscientização com a saúde mental neste período alusivo. Este é mais um foco de atenção que é levado para todo o sistema penal, pois o policial trabalha em um ambiente considerado de elevado stress e os custodiados por estarem em local de confinamento”, diz o diretor adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

O coordenador regional da Polícia Penal do Paraná (PPPR), em Cascavel, Thiago Correia, explica a importância de ações voltadas a saúde mental dos servidores.

“Nós sabemos que as funções desempenhadas dentro do sistema prisional, são atividades que demandam um grande esforço psicológico e psíquico do ser humano, por isso, necessitamos de capacitação, não só instrumentos tecnológicos, mas também de orientações psicológicas”, afirmou.

Além das discussões voltadas à prevenção de suicídio e orientações sobre a saúde mental, a psicóloga também abordou o tema: relacionamento interpessoal no trabalho.

“A saúde mental é de suma importância pois é ela que mantém as pessoas em um equilíbrio que vai refletir em todas as áreas da vida. A saúde mental deve ser tratada como prevenção”, afirmou.

Para o diretor da PIMP UP, Álvaro Marcelo Alegrette, a palestra possibilita um conhecimento de extrema importância e que pode fazer a diferença não só para cada servidor como também no trabalho em grupo.

“É interessante que as pessoas tenham conhecimento que as relações interpessoais são importantíssimas para o desempenho de suas atividades bem como são através destas relações que você consegue identificar e prevenir possíveis casos de tentativa de suicídio”, disse.

Servidora de carreira da área administrativa na Polícia Penal, Alzira de Fátima Alberton Pego, conta a importância da palestra aos servidores.

“Ações assim divulgam um serviço que existe e que muitas vezes as pessoas não sabem a finalidade, o ponto mais interessante é essa orientação em oferecer ao colega que muitas vezes não sabe do serviço mas necessita”, finalizou. 

Prumos  - Em Cascavel o Programa Prumos possui um Centro de Atendimento Psicosocial (CAP) com dois psicólogos e dois assistentes sociais. O serviço pertence a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) e é voltado aos servidores que atuam na área da segurança pública e seus dependentes.

O CAP de Cascavel está localizado na Rua Vicente Machado, 897, sala 04, no Centro da cidade. O telefone para agendamento de consultas é (45) 3222-0994.

Via: Assessoria Polícia Penal - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.