Marcus D'Almeida leva o ouro na Final da Copa do Mundo 2023 de Tiro com Arco
O brasileiro ganhou de Lee Woo Seok, da República da Coreia, na decisão da competição, realizada na cidade de Hermosillo, no México...
O brasileiro Marcus D'Almeida, líder do ranking mundial no recurvo do tiro com arco, venceu a Final da Copa do Mundo da modalidade, torneio realizado neste domingo, 10 de setembro, na cidade mexicana de Hermosillo.
Na decisão, Marcus superou Lee Woo Seok, da República da Coreia, por 6 a 4. O brasileiro começou muito bem e venceu os dois sets iniciais, abrindo 4 a 0. Mas o adversário, oitavo do ranking mundial, ganhou os dois seguintes e deixou o placar geral em 4 a 4.
O quinto e decisivo set teve Marcus somando 29 pontos, contra 28 de Seok, para fechar o marcador a seu favor. Foi a primeira vitória do brasileiro em três confrontos diante do rival da República da Coreia - o mais recente uma derrota por 6 a 2 na semifinal da etapa de Paris da Copa do Mundo deste ano.
Em 2023, além do inédito título conquistado hoje, Marcus D'Almeida venceu a etapa de Xangai e ficou com o terceiro lugar na capital francesa, competição que serviu de evento-teste para Paris 2024 e conta pontos na corrida para a classificação para os próximos Jogos. Em julho, foi bronze no Mundial da modalidade, em Berlim, na Alemanha.
Disputando o bronze no México, o experiente italiano Mauro Nespoli, prata em Tóquio 2020, superou o indiano Dhiraj Bommadevara, principal surpresa do torneio, por 6 a 5, no desempate.
A Final da Copa do Mundo reuniu oito arqueiros por prova (recurvo individual masculino e feminino, ambas provas Olímpicas, e composto individual masculino e feminino). Além de um atleta do país-sede, os outros classificados eram os vencedores das quatro etapas do ano - além de Xangai e Paris, Antalya, na Turquia e Medellín, na Colômbia - e os de melhor pontuação ao longo de 2023.