segunda-feira, 28 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Onda de calor excepcional atinge várias regiões do Brasil: Temperaturas de 40ºC a 45ºC

Embora calor intenso não seja incomum nessas regiões durante setembro, a previsão é de um calor excepcionalmente intenso...

Uma onda de calor excepcional está prestes a atingir grande parte do Brasil nos próximos dias, de acordo com a MetSul Meteorologia. As temperaturas previstas para esta semana e a próxima devem superar significativamente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com a possibilidade de quebra de recordes para o mês de setembro e até mesmo recordes absolutos.

Uma massa de ar extremamente quente cobrirá o território brasileiro nos próximos dias. Já no início desta semana, o Centro-Oeste e o Sudeste experimentam altas temperaturas, mas na segunda metade da semana, essa massa de ar se intensificará ainda mais, resultando em temperaturas anormalmente altas. Embora calor intenso não seja incomum nessas regiões durante setembro, a previsão é de um calor excepcionalmente intenso.

A situação é considerada de alto perigo devido à gravidade do calor esperado, e as autoridades devem estar atentas. Vários estados enfrentarão calor intenso a extremo.

No Rio Grande do Sul, após um fim de semana de calor intenso, os próximos dias devem ser marcados por abafamento e chuvas com risco de temporais isolados. No entanto, as temperaturas não devem se aproximar das máximas previstas para outras partes do país.

A massa de ar quente resultará em temperaturas próximas ou acima de 40ºC em estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.

O calor mais intenso é esperado no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde a maioria das cidades deve registrar temperaturas acima de 40ºC, com possibilidade de máximas ainda mais extremas, especialmente na região do Pantanal e arredores. Essa região do Centro-Oeste estará no epicentro da cúpula de calor concentrada entre o Paraguai e os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Divulgação/MetSul Meteorologia

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.