Polícia Penal qualifica mais 60 servidores para atuarem como brigadistas, em Cascavel
O curso ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro e contou com atividades teóricas e práticas...
A Polícia Penal do Paraná, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), do Setor de Combate de Incêndio (SCI) e da Coordenação Regional de Cascavel, qualificou mais 60 servidores (policiais penais, técnicos administrativos e terceirizados), para atuarem como brigadistas nas unidades prisionais.
O curso ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro e contou com atividades teóricas e práticas. A capacitação foi realizada em parceria com o 4º Grupamento de Bombeiros, sedeado na cidade de Cascavel.
Entre os temas abordados estavam uso de equipamentos necessários para uma primeira intervenção em caso de combate a focos de incêndio, uso de extintores e suas especificações e noções básicas de primeiros socorros.
O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, explica que a busca pelo conhecimento é extremamente importante nas carreiras da segurança pública.
“Muitas técnicas que são abordadas no curso de brigadista da polícia penal, inclusive os ensinamentos de primeiros socorros, servem para a vida toda. Os alunos que participaram, com toda certeza, poderão ajudar outras pessoas em uma eventual necessidade”, explicou.
As aulas foram divididas em ambientes internos e externos. Simulações de incêndios, combate a focos de fogo e atendimento de primeiros socorros também fizeram parte do cronograma de atividades.
O instrutor e responsável pelo SCI da Polícia Penal, Alessandro Cidade Vieira, conta que a qualificação foi elaborada seguindo normas técnicas e com vigência nos municípios, estados e na federação.
“O objetivo principal é salvaguardar a vida dos servidores, dos internos e da população em geral, no entorno das unidades prisionais. O curso de brigada de incêndio da Polícia Penal tem técnicas específicas para o ambiente prisional foi desenvolvido no Paraná mas tem sido replicado em outros estados a exemplo de Minas Gerias, Mato Grosso e São Paulo”, disse.
Os 60 novos brigadistas foram divididos em duas turmas para melhor aproveitamento dos conteúdos. Os dois grupos também realizaram uma visita técnica no quartel central do 4º Grupamento de Bombeiros, em Cascavel.
O aspirante a tenente do Corpo de Bombeiros, Vitor Gasparelo Koerich, conta que o treinamento integrado entra as duas instituições é de muita valia em uma necessidade de atuação conjunta.
“O maior conhecimento, de ambas as partes, de como funciona o trabalho do outro, com certeza aumenta a eficiência dos trabalhos podendo trazer melhor atendimento, melhor resolução de uma eventual situação que possa ocorrer”, finalizou.