Cascavel

AcicLabs lança projeto à melhoria de processos e resultados em indústrias

Antes de acesso aos detalhes de como o projeto será aplicado e acompanhado nas indú...

11 out 23 - 15h48 Redação SOT
AcicLabs lança projeto à melhoria de processos e resultados em indústrias

Indústria Inteligente é o nome de projeto inédito lançado oficialmente na noite de terça-feira pela AcicLabs em parceria com a Fundetec e o Sebrae. Em um projeto-piloto, seis indústrias locais vão ser selecionadas para melhorar seus processos a partir da metodologia Lean Manufacturing. Desenvolvida no Japão ela combate o desperdício e amplia resultados por meio da organização e produtividade.

Antes de acesso aos detalhes de como o projeto será aplicado e acompanhado nas indústrias participantes, os presentes conheceram mais sobre duas indústrias referências em suas áreas em Cascavel. O industrial Francisco Carlos Strzalkowski, vice-presidente da Acic para Assuntos da Indústria, falou da Carelli, empresa com 67 anos de tradição. Ele abordou sobre mudanças adotadas ao longo dos anos, inovações, busca de novos mercados e capacitações contínuas para enfrentar adversários poderosos.

Mesmo colocando a indústria brasileira como das mais competitivas, Carlos falou da falta de uma política governamental mais assertiva para o setor que, em vez de tornar seus custos mais elevados, possa, de fato, incentivar o setor. “Quando vamos importar máquinas, que são caras, há taxação excessiva, o que dificulta e retarda projetos”. O industrial citou a necessidade de linhas de crédito robustas com taxas justas e prazos mais longos. Ele falou também de mudanças na formação de mão de obra e na forte presença de jovens em funções mais associadas à tecnologia.

O economista e professor Ronaldo Bulhões comentou sobre indústria de vidros para cabines de máquinas agrícolas e pesadas, que é fornecedora de grandes empresas nacionais do segmento. Bulhões citou o grau de precisão exigido na produção de vidros curvados e dos investimentos, feitos na própria indústria, em fornos e tecnologias que possam colocar a empresa entre uma das melhores de sua área de atuação. A América Latina Vidros é adepta de programas de eficiência e os resultados alcançados são muito bons, segundo ele.

Projeto-piloto - O consultor e especialista em Gestão de Projetos Wesley Paulino Coelho vai coordenar a execução do projeto, que começará em novembro e deverá se estender por oito meses. A finalidade é o desenvolvimento da indústria a partir do lean, proporcionando a transformação da cultura e da produtividade da indústria. Citando o Oeste como um celeiro de indústrias referências em muitas áreas, Wesley disse que sem incentivar as pessoas não há criatividade e muito menos inovação.

Os pilares do lean são a capacitação tecnológica, economia e promoção do uso eficiente dos mais diferentes recursos. O método é originário do Japão que, segundo Wesley, já estava em dificuldades financeiras antes de receber ataque com duas bombas nucleares, na 2ª Guerra Mundial. O país, destroçado, precisava se reinventar e esses novos conceitos de produção industrial ajudaram a tornar o Japão na potência que é hoje.

O trabalho vai ser concentrado na capacitação da equipe, modernização, networking e sustentabilidade. Wesley falou das etapas do projeto nas indústrias: conhecer a metodologia, diagnóstico lean, entendendo as ferramentas lean, acompanhando os projetos e finalizacão desses.

Para participar, os requisitos são compromisso, envolvimento das pessoas, processos, controle, mudança e visão de longo prazo. E entre os resultados esperados, estão: equipe qualificada, melhoria do ambiente de trabalho, padronização, ganhos de 10% a 20% de produtividade em determinada tarefa, eficiência e continuidade. O custo para participar do projeto é considerado bastante acessível. Inscrições no https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjcV3ctWCpg8Oz18DZfJVRc4O6JjYHuk-tybburhaRZovvxw/viewform

Via: Assessoria Acic - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.