Cinegrafista da Agência Reuters é vítima fatal de bombardeio; Veja o momento do ataque
O incidente ocorreu nesta sexta-feira, quando ele foi atingido por um bombardeio enquanto capturava imagens na fronteira sul do Líbano
A guerra em curso entre Israel e o Hamas, que completa uma semana neste sábado, continua causando vítimas, com o mais recente caso sendo a morte do cinegrafista da Agência Reuters, Issam Abdallah. O incidente ocorreu nesta sexta-feira, quando ele foi atingido por um bombardeio enquanto capturava imagens na fronteira sul do Líbano, próxima a Israel.
Issam estava trabalhando ao lado de outros jornalistas que cobriam o conflito naquela região, transmitindo ao vivo as cenas do confronto. De acordo com informações do jornal Al Jazeera, outros dois profissionais da Reuters e um da Agence France-Presse (AFP) também foram feridos durante o ataque, embora não tenha sido divulgado o estado de saúde dos três.
A Reuters emitiu um comunicado lamentando profundamente a morte de Issam Abdallah e expressando apoio à sua família e colegas. A agência informou que está buscando urgentemente mais informações sobre o incidente, trabalhando com as autoridades da região e acompanhando a situação dos outros jornalistas feridos, Thaer Al-Sudani e Maher Nazeh. A agência destacou que seus pensamentos estão com as famílias dos profissionais neste momento difícil.
O conflito entre Israel e o Hamas tem causado grande preocupação internacional devido ao elevado número de vítimas e à destruição que afeta as populações civis. Jornalistas e correspondentes de guerra desempenham um papel fundamental ao relatar os acontecimentos em zonas de conflito, fornecendo informações essenciais para o entendimento da situação e a tomada de decisões por parte da comunidade internacional. A morte de Issam Abdallah e os ferimentos dos outros profissionais destacam os riscos enfrentados por aqueles que cobrem conflitos armados.
⚡️Reuters team being struck by a zionist regime shell in southern Lebanon.
— War Monitor (@WarMonitors) October 13, 2023
pic.twitter.com/tAdEtiFwpg