sábado, 19 de abril de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Cascavel

Estudantes da Univel pedem a redução das mensalidades durante a pandemia

Eles reclamam que instituição não reduziu nem mesmo as mensalidades das aulas práticas que não podem ser ministradas via on-line...

A redação recebeu dezenas de mensagens e e-mails provenientes de estudantes da Univel, sobre um manifesto denominado #ReduzUnivel. O mesmo também repercute nas redes sociais, especialmente nas contas pessoais dos próprios estudantes, que clamam por redução das mensalidades enquanto perdurar a pandemia.

Segundo o texto distribuído, mesmo já transcorridos três meses do início do distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais, até agora a instituição ainda não reduziu o valor das mensalidades. Manifestando não querer causar prejuízo à faculdade e aos seus funcionários, o manifesto alerta que muitos estudantes estão passando por situação delicada em função da pandemia e podem até mesmo abandonar os estudos. 

A carta reconhece que a instituição oferece aulas on-line mas muitos cursos têm disciplinas práticas que não podem ser contempladas e denunciam que nem mesmo o valor destas aulas foi abatido das mensalidades. 

O manifesto clama para que a instituição pratique um valor justo para que todos possam continuar seus estudos enquanto perdurar a necessidade do isolamento social. 

Preto no Branco entrou em contato com a Univel. Foi informado que a instituição se manifestaria sobre o assunto nos seus canais oficiais, o que aconteceu logo em seguida através de vídeo com manifestação do pró-reitor administrativo, Lucas Silva. No vídeo ele explica que, ao invés de redução, os custos da faculdade aumentaram durante a pandemia por conta dos investimentos feitos para garantir as aulas on line. Disse ainda que a Univel está à disposição para negociar caso a caso.


Veja o texto do manifesto dos estudantes na íntegra: 

CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CASCAVEL – UNIVEL

Nós, estudantes dos mais diversos cursos do Centro Universitário de Cascavel (Univel), viemos a público manifestar nossa indignação com a Instituição de Ensino que, mesmo após cerca de três meses do início do isolamento social, não reduziu o valor das mensalidades.

Compreendemos que o infortúnio gerado pela pandemia não é de responsabilidade da Univel, e que a mesma tem se esforçado para não prejudicar totalmente seus estudantes com aulas on-line em substituição às presenciais. No entanto e devido à pandemia, muitos estudantes estão passando por uma situação financeira delicada e começam a apresentar dificuldades em continuar arcando com os valores integrais das mensalidades.

Cursos que apresentam em sua matriz curricular disciplinas práticas precisaram ser suspensas ou em alguns casos adaptadas e, ainda assim o valor destas disciplinas não foram deduzidos do valor final a ser pago pelos estudantes. Não obstante, a ausência dos estudantes reduz consideravelmente os custos do ambiente físico da Instituição (água e energia), os quais também não passaram por dedução. 

Por este motivo, estamos reivindicando uma redução nos valores aplicados nas mensalidades através do movimento #ReduzUnivel. Ressaltamos que nossa manifestação é pacífica e não tem intuito de prejudicar a Univel, nem seus funcionários, apenas reivindicar um valor justo para que todos possam dar continuidade aos seus estudos enquanto enfrentamos o período de isolamento social.

Acreditamos que nossa Instituição de Ensino busca levar conhecimento de qualidade a um número cada vez maior de pessoas, embora saibamos também o quão baixo é o nível de escolaridade brasileiro e os poucos que chegam ao ensino superior. Então deixamos os seguintes questionamentos: quantos dos que trancaram/trancarão a matrícula devido à situação financeira vão retomar os estudos após esse período e qual papel a Univel terá nisso?

Até que ponto a Instituição se preocupa com seus alunos?

Via: Redação/Jornal Preto no Branco - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.