Cascavel

Músico Ricardo Oliveira recebe medalha ao mérito cultural

A homenagem foi proposta pelo vereador Policial Madril/Podemos.

23 out 23 - 21h21 Redação SOT
Músico Ricardo Oliveira recebe medalha ao mérito cultural

A Câmara entregou nesta segunda-feira (23), a Medalha ao Mérito Cultural ‘Darci Israel’ para o artista da música gaúcha Ricardo Sonsin de Oliveira. A homenagem foi proposta pelo vereador Policial Madril/Podemos.

Ricardo Sonsin de Oliveira nasceu no dia 30 de setembro de 1980. É casado com Barbara há 20 anos, é pai de Eduarda e João Ricardo. Aos 13 anos de idade, juntamente com sua família, começou a frequentar o Centro de Tradições Gaúchas, onde teve o primeiro contato com a gaita ponto, demonstrando grande habilidade.

Durante dois anos teve aulas de gaita com um professor e em seguida seguiu aprendendo de forma autodidata. Nos anos seguintes Ricardo percorreu o Brasil representando o CTG em campeonatos de gaita ponto, ganhando prêmios significativos e honrando o nome de Cascavel.

Colecionou mais de 30 prêmios durante os anos em que participou de campeonatos. Em 1995, por exemplo, foi eleito o melhor e mais autêntico gaiteiro da região, consagrou-se campeão paranaense em 1996 e campeão brasileiro de gaita ponto no ano de 1997 em Rondonópolis/MT.

“Como Ricardo sempre estava com sua gaita se apresentando nos locais, no ano de 1997 participou do programa de Darci Israel, na Rádio Colmeia. Fez ainda parte de duplas e de bandas, realizando apresentações em toda a cidade e região”, lembrou Madril.

No ano de 2008, incentivado por amigos, familiares e apoiadores, Ricardo juntamente com seu amigo Rafael, iniciaram a dupla Rick e Rafa, e por quatro anos percorreram o Paraná e foram até São Paulo animando shows para mais de 10 mil pessoas.

Rick e Rafa gravaram um CD em 2008, com músicas autorais e de sucesso na região. A dupla abriu shows de cantores consagrados como Jorge e Mateus, Vitor e Léo, Fernando e Sorocoba, Michel Teló, Bonde do Forró, Guilherme e Santiago. Infelizmente o sonho de crescer a nível nacional precisou ser interrompido, pois na época por falta de financiamento não conseguiam contratar rádios para impulsionar suas músicas.

Ricardo sempre teve Renato Borghetti como seu ídolo da gaita, e em 16 de setembro de 2016 teve a honra de dividir o palco com ele em um show no teatro municipal de Cascavel, com a casa lotada.

Além de uma sólida carreira como músico, Ricardo também exerceu a função de professor de gaita, ensinou mais de 100 alunos, entre eles Giovanni Batisti, aluno que foi campeão brasileiro, inclusive com a música de autoria de Ricardo.

Via: Assessoria Câmara Municipal de Cascavel - Foto: Flávio Ulsenheimer


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.