Força-Tarefa: Cascavel redobra esforços para lidar com impactos das chuvas
Uma das principais iniciativas da força-tarefa é a operação tapa-buracos, que utiliza um material especial que permite a reparação mesmo em asfalto úmido
A manhã de segunda-feira (30) em Cascavel tem sido marcada por um intenso trabalho das equipes que compõem a força-tarefa municipal, atuando para minimizar os efeitos das recentes chuvas na cidade. Essa união de esforços envolve as secretarias de Obras Públicas (Sesop), Agricultura (Seagri) e Meio Ambiente (Sema), juntamente com a Defesa Civil.
No domingo (29), o prefeito Leonaldo Paranhos convocou secretários e equipes de governo para traçar estratégias de ação, que foram prontamente implementadas na manhã de hoje. O prefeito enfatizou o compromisso da administração em enfrentar os desafios que as chuvas trouxeram: "Com chuva ou sem chuva, nós estaremos nas ruas para as operações", declarou.
Operação Tapa-Buracos: Uma das principais iniciativas da força-tarefa é a operação tapa-buracos, que utiliza um material especial que permite a reparação mesmo em asfalto úmido. A deterioração da malha asfáltica havia atingido níveis críticos, e o prefeito Paranhos enfatizou a urgência da ação: "Aumentaram demais os buracos na malha asfáltica, está acima do aceitável e nós vamos deixar nossa marca. Isso é uma emergência e nós vamos fazer."
A administração municipal autorizou o pagamento de horas extras, trabalho noturno e atividades no sábado pela manhã para otimizar a operação. Além disso, equipes de apenados também estão sendo mobilizadas. Os trabalhos de tapa-buracos tiveram início nas ruas Universitária, no bairro Faculdade, e Fagundes Varela, no Tropical.
Retirada de Entulhos: A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) intensificou os esforços para atender à grande demanda de remoção de árvores caídas devido ao tornado ocorrido em 4 de outubro. A Sema está promovendo a trituração de galhos, corte de troncos maiores, lenha e remoção de madeira, priorizando um recolhimento específico desses materiais.
A Sema ressalta que essa ação não constitui um mutirão de limpeza geral, focando apenas nos resíduos resultantes das tempestades, como telhas e outros entulhos.
Manutenção de Estradas Rurais: A Secretaria de Agricultura (Seagri) definiu as estradas rurais que demandam atenção imediata. As equipes iniciaram os trabalhos nas comunidades de Linha São Matheus, Monday e Scanagatta, concentrando-se em garantir a acessibilidade nessas áreas.
A força-tarefa municipal está empenhada em enfrentar os desafios e reparar os danos causados pelas chuvas, demonstrando o compromisso da administração em atender às necessidades da população em momentos de dificuldade.