Sec. de Saúde de Corbélia emite nota de esclarecimento sobre caso suspeito de meningite bacteriana
A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a meningite bacteriana, e a maioria delas é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)...
A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia emitiu uma nota de esclarecimento nesta segunda-feira (30/10) em resposta a um caso suspeito de meningite bacteriana no Distrito de Ouro Verde do Piquiri. A nota esclarece a situação e as medidas adotadas pelas autoridades de saúde locais.
Segundo a nota, a Secretaria de Saúde está ciente da suspeita de um caso de meningite bacteriana no distrito e afirma ter tomado todas as providências exigidas pela Décima Regional de Saúde. Não há, até o momento, a necessidade de suspensão das aulas nas escolas municipais.
O comunicado ressalta que o município não está em surto e que se trata de um caso isolado. A orientação para a população é manter ambientes arejados e limpos, realizar lavagem das mãos frequentemente e evitar o compartilhamento de utensílios como copos e talheres, pois a transmissão ocorre por vias aéreas, através de gotículas e secreções nasais e orais.
A meningite bacteriana é uma doença de difícil transmissão, mas pode ser grave para quem a desenvolve. Os sintomas incluem dores de cabeça, febre alta, rigidez na nuca, náuseas, vômito, fraqueza e, em casos graves, convulsões.
A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra a meningite bacteriana, e a maioria delas é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível em todas as Unidades de Saúde.
Para evitar a disseminação de informações distorcidas que gerem preocupação pública, a Secretaria de Saúde de Corbélia, em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura, informa que já tomou todas as providências cabíveis relacionadas ao caso.