Paraná

Unioeste amplia acesso de estudantes da rede pública que fizeram a Prova Paraná

A instituição disponibilizou uma modalidade específica e gratuita para candidatos q...

31 out 23 - 17h30 Redação SOT
Unioeste amplia acesso de estudantes da rede pública que fizeram a Prova Paraná

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ampliou as oportunidades de ingresso para estudantes da rede pública, a partir do Vestibular 2024, que está com inscrições abertas até 9 de novembro. A instituição disponibilizou uma modalidade específica e gratuita para candidatos que frequentaram e concluíram todas as séries do ensino médio em escolas da rede pública estadual e que participaram de todos os exames trimestrais da Prova Paraná, aplicados no último ano.

Idealizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Prova Paraná consiste em uma avaliação para identificar, entre outros aspectos, o nível de aprendizado dos alunos. Neste ano, a primeira e segunda prova foram aplicadas nos meses de abril e agosto e a terceira avaliação está prevista para 22 e 23 de novembro.

Somando 1.624 vagas em 64 cursos de graduação, o Vestibular 2024 da Unioeste tem cinco modalidades: Padrão, Seriado, Treineiro, Prova Paraná e Vagas Remanescentes. Para além das 618 vagas de ampla concorrência, o sistema de cotas da instituição contempla quatro categorias de políticas afirmativas com vagas distribuídas entre Prova Paraná (125), escola pública (621), pretos ou pardos (125) e pessoa com deficiência (135).

O vestibular será realizado em duas etapas, ambas em 17 de dezembro, nos períodos da manhã e tarde. Para os estudantes inscritos na modalidade Prova Paraná será aplicada somente a prova de redação, pela manhã, sendo dispensados da prova de conhecimentos gerais, que abrange língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, biologia, filosofia, física, geografia, história, matemática, química e sociologia. Esses candidatos disputarão apenas as 121 vagas da categoria homônima do sistema de cotas.

O diretor de Educação da Seed, Anderfabio Santos, associa a formação profissional a oportunidades mais amplas e atrativas no mercado de trabalho. “As políticas afirmativas são essenciais para aumentar o acesso de estudantes da rede pública no ensino superior e assegurar o ingresso mais amplo nas universidades para jovens que desejam uma formação profissional e uma educação acadêmica, que podem proporcionar mais oportunidades de trabalho, emprego e renda no futuro, assim como o desenvolvimento pessoal desses estudantes”, destaca.

O Vestibular da Unioeste ocorrerá de forma simultânea nas cidades onde estão localizados os câmpus da universidade – Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Maringá e Toledo –, além de Curitiba e Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

OUTRAS MODALIDADES – A modalidade Padrão é semelhante às edições anteriores do vestibular e destinada para estudantes com o ensino médio concluído até a data matrícula. A prova envolve os conteúdos de todos os anos do ensino médio.

A modalidade Seriado consiste em três fases, sendo os candidatos classificados depois de concluir todas as etapas. Em 2023, acontece a primeira fase, denominada Seriado 1, voltada exclusivamente para estudantes regularmente matriculados no primeiro ano do ensino médio.

A modalidade Treineiro é para estudantes dos primeiros anos do ensino médio com interesse em adquirir experiência nas provas do vestibular. Na modalidade Vagas Remanescentes, a pontuação obtida será utilizada para classificação dos candidatos em seleção específica para ocupação de vagas não preenchidas ao longo do processo seletivo.

Os valores das taxas de inscrição são R$ 196 para a modalidade Padrão e R$ 60 para Seriado, Treineiro e Vagas Remanescentes. Estudantes com baixa renda familiar registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção do pagamento até o fim do prazo para inscrições, em 9 de novembro.

A Unioeste também concede isenção no vestibular para pessoas privadas de liberdade em unidades do sistema prisional localizadas nas cidades onde estão os câmpus.

ISENÇÃO POR CURSO – Segundo o edital do Vestibular 2024 da Unioeste, 42 cursos estão isentos do pagamento de taxa de inscrição, nos cinco câmpus da instituição. Em Cascavel, por exemplo, no ato da inscrição, o sistema gera isenção para os seguintes cursos: Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Ciências Econômicas; Engenharia Agrícola; Letras Português/Espanhol; Letras Português/Italiano; Matemática; e Pedagogia (matutino).

Em Foz do Iguaçu, a isenção se aplica para os inscritos nos cursos de Ciências Contábeis; Enfermagem; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Hotelaria; Letras Português/Espanhol; Letras Português/Inglês; Matemática e Turismo. Em Francisco Beltrão, a isenção contempla os cursos de Ciências Econômicas; Geografia (bacharelado e licenciatura); Pedagogia (matutino e noturno); e Serviço Social.

Em Marechal Cândido Rondon, a isenção abrange os cursos de Educação Física; Geografia (licenciatura); História (matutino e noturno); Letras Português/Alemão; Letras Português/Espanhol; Letras Português/Inglês; e Zootecnia. Em Toledo, a isenção se aplica aos cursos de Tecnologia em Aquicultura; Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia Química; Filosofia (matutino e noturno); Química (bacharelado e licenciatura); Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social.

Via: Agência de Noticias do Paraná - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.