Eletro Terminal: Transitar vai comprar 9 carregadores para recarga dos “Elétricos”
O espaço será um grande estacionamento para 15 ônibus, mas com capacidade de dobrar ou até triplicar a quantidade.

Cascavel – Foi lançado ontem (31) no Diário Oficial do Município o edital de licitação modelo pregão eletrônico para a compra e a instalação de nove carregadores que farão a recarga das baterias dos novos ônibus elétricos que vão integrar o novo sistema de transporte público de Cascavel. O processo está marcado para o dia 21 de novembro, a partir das 9h, com valor máximo de R$ 8.462.466,17 para os equipamentos, que farão parte do “Eletro Terminal”.
O projeto do novo Eletro Terminal planejado para abastecer a nova frota. O novo terminal que será construído ao lado do atual Terminal Oeste, com a parte estrutural que será construída por meio de licitação da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, com previsão de ser lançada ainda neste mês de novembro.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, dos nove carregadores, sete deles ficarão no Eletro Terminal, que é onde vai será feita a recarga no período noturno, após o encerramento das operações; os outros dois ficarão dentro dos terminais que são considerados estratégicos para o serviço. “Será instalado também um equipamento, que é para recargas de oportunidade, que será o Terminal Leste e o Terminal Sul”, explicou.
São estes carregadores que vão alimentar o funcionamento dos 15 ônibus elétricos que foram adquiridos em maio pela Transitar, sendo 13 convencionais e 2 articulados, pelo o valor de R$ 42 milhões. O tempo médio de recarga de cada um dos ônibus é de duas horas e meia, com autonomia de aproximadamente 250 quilômetros.
O espaço será um grande estacionamento para 15 ônibus, mas com capacidade de dobrar ou até triplicar a quantidade. Cada espaço terá apenas um poste de carregamento, já que o cabeamento será todo subterrâneo, seguindo o mesmo modelo implantado na Avenida Brasil. Os ônibus serão estacionados de ré, pois o sistema de carregamento é feito na parte traseira do ônibus.
Mais Lidas
Publicidade