Paraná

Itaipu conquista selo Sesi ODS 2023 com Programa de Resíduos Sólidos

Certificação tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alc...

04 nov 23 - 00h36 Redação SOT
Itaipu conquista selo Sesi ODS 2023 com Programa de Resíduos Sólidos

O Programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional recebeu o Selo Sesi ODS 2023, que tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa agora integra a categoria Ambiental do Banco de Boas Práticas do Prêmio, que pode ser acessado no endereço: https://longevidade.ind.br/v3-banco-de-boas-praticas-sesi-ods/. O anúncio oficial de todos os projetos que receberam o selo acontecerá durante o Congresso Sesi ODS, em data a ser definida.

Na categoria ambiental, 46 empresas e indústrias do Paraná inscreveram práticas que impactam diretamente ao meio ambiente, com a redução da emissão de gases, da poluição do ar e da água, conservação de florestas e vegetações, eficiência da gestão hídrica e energética, gestão de resíduos e uso de recursos naturais, além de projetos como inovações de design sustentável.

O programa de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu conquistou o selo por desenvolver práticas ligadas aos ODS 1 (Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares), 6 (Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos), 8 (Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos) e 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).

Criado em 2003 com o nome de “Projeto Coleta Solidária”, o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos tem como principal objetivo promover a cidadania dos catadores de materiais recicláveis, por meio da inclusão social e produtiva. Atualmente, com a evolução e aprimoramento do projeto, e a partir de sua perspectiva sobre a segurança hídrica e o desenvolvimento regional sustentável, a Itaipu desenvolve ações na gestão integrada de resíduos sólidos por meio de parcerias com os 55 municípios da sua área de atuação, apoiando as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A atuação da empresa foca no manejo e destinação adequada dos resíduos sólidos, bem como no consumo e produção responsável, reduzindo substancialmente a geração de resíduos e promovendo melhor qualidade e quantidade de água. Assim, cria condições para a sustentabilidade socioeconômica e o avanço na cadeia produtiva da reciclagem, além de contribuir para o aumento da renda de populações vulneráveis.

A partir de 2023, o objetivo é expandir o Programa por todo o Estado do Paraná e 35 municípios do Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia.

Sobre o Prêmio - Desde 2004, o Sistema Fiep, por meio do Sesi, no Paraná, protagoniza ações em prol das agendas globais de sustentabilidade. Comprometido com a escala e a ambição da Agenda 2030, que mescla de forma equilibrada as dimensões da sustentabilidade, o Sistema estimula a contribuição da iniciativa privada e da sociedade civil na implementação dessa Agenda.

ODS - Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais em www.pactoglobal.org.br/ods.

A Itaipu - Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”

Via: Assessoria Itaipu Binacional - Foto: Rubens Fraulini


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.