Cotidiano

Espetáculo abre Mostra de Circo Social e o Festival de Circo Nacional

Antes do espetáculo, nas escadarias do Teatro Municipal, foram realizadas apresenta...

21 nov 23 - 21h19 Luiz Felipe Max
Espetáculo abre Mostra de Circo Social e o Festival de Circo Nacional

O Circo Ático de Toledo, formado por ex-alunos e instrutores do projeto social Circo da Alegria, abriu nesta segunda-feira (20) a XVII Mostra de Circo Social e o X Festival de Circo Nacional. A Mostra é realizada durante o dia, com a apresentação no Teatro Municipal pela manhã e tarde dos grupos circenses de Toledo e da região inscritos. Durante o dia e à noite são realizados espetáculos teatrais, reunindo artistas de vários estados brasileiros. Todos os espetáculos são com acesso livre.

Antes do espetáculo, nas escadarias do Teatro Municipal, foram realizadas apresentações da banda Lulu e Lusco Fuscos e performance de artistas circenses. Palhaços, malabaristas, personagens gigantes, trapezistas encantavam o público que aguardava para entrar no Teatro ou que passavam pela rua e não sabiam ainda o que estava acontecendo. Elas eram informadas que o circo chegou e deverá permanecer até sexta-feira (24) quando encerra a programação do evento.

Representando o projeto circense, a professora Tania Piazzetta, presidente da Associação Toledana de Circo, fez uma homenagem aos integrantes do Circo Ático entregando uma placa comemorativa dos 15 anos. Ela destacou o trabalho de todos os integrantes do grupo, desde os primeiros até os atuais, que foram se somando conforme o andamento do grupo. Ela agradeceu por eles não desistirem, enfrentando momentos difíceis como os dois anos de pandemia, que contribuíram para dispersar muitos artistas que precisaram buscar outras fontes de renda para se manter.

A coordenadora pedagógica do Circo da Alegria e integrante do Circo Ático, Paulo Bombonato, que hoje comanda o grupo, falou da sua alegria de participar deste momento, mesmo muito cansada depois do esforço constante dos últimos dias para deixar tudo pronto para a realização da Mostra e Festival, além de dirigir os dois espetáculos – do Ático e do Circo da Alegria. “Desde a pandemia que a gente não se reunia. É muito bom e serve de grande motivação esta Mostra, que fez novamente esta família do circo se reunir e retomar os trabalhos, como uma árvore que vai crescendo e sempre conta com novos galhos e frutos”. A árvore, simbolizando este crescimento, fez parte do cenário do espetáculo.

Envolvimento de todos - Na abertura, o prefeito Beto Lunitti, manifestou a sua preocupação como gestor público, de desenvolver o município nos aspectos econômicos, de geração de emprego e renda, saúde, educação e cultura, contribuído na formação de crianças e adolescentes. Ele ressaltou que o projeto Respeitável Público, implantado em 2022, tem contribuído para que muitos adolescentes continuem se desenvolvendo e ajudando outras crianças a crescer na arte circense. Eles recebem uma bolsa mensal de R$ 500,00, a partir dos 14 anos de idade, para continuar frequentando, além de passe livre de ônibus. “Só faz isso quem gosta de gente, olha a essência humana e esta é uma das nossas propostas para a gente toledana”, frisou o prefeito de Toledo, ao reforçar o seu apoio à cultura e à educação.

As secretárias de Cultura, Rosselane Giordani, e da Educação, Marli Gonçalves, agradeceram o apoio da administração e destacaram a interação perfeita entre educação e cultura. “Circo, teatro, música, dança, contação histórias estarão sempre presentes nas escolas”, destacou Marli. A secretária de Cultura, por sua vez, acrescentou a importância da Mostra e do projeto de circo social serem reconhecidos como patrimônio artístico e cultural do município, o que garante a sua manutenção, independente de mudanças de gestões públicas. “Em Toledo isso faz a diferença. Cultura, arte e educação transformam a vida das pessoas”, disse, ressaltando a importância do apoio e participação dos servidores envolvidos e da comunidade que sempre está junto e incentivando.

A XVII Mostra de Circo Social e X Festival Nacional de Circo estão sendo realizados em Toledo com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da John Deere - M A Máquinas e Estrada Distribuidora de Combustíveis Dall Óglio. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Toledo, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura, Circo da Alegria, Funarte, Design Cultural Trintra & Um, Sand Paper, Enclo - Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, BWA, Rosenberger Formaturas, Pingos D' Arte, Locação Nacional, Carbox Band, Banda Sameoldsay, Escola Municipal Anita Garibaldi 

Via: Assessoria Município de Toledo - Foto: Ricardo Morante


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.