Cotidiano

Professores de Corbélia passam por capacitação de esportes adaptados em projeto da saúde

O cenário desse avanço educacional é o Projeto Oficina de Esportes Adaptados e Recr...

23 nov 23 - 19h25 Luiz Felipe Max
Professores de Corbélia passam por capacitação de esportes adaptados em projeto da saúde

Na busca por promover uma educação inclusiva e voltada para o desenvolvimento integral dos alunos, os professores da rede municipal de ensino do Ensino Fundamental I em Corbélia embarcaram em uma jornada de capacitação inovadora. O cenário desse avanço educacional é o Projeto Oficina de Esportes Adaptados e Recreação, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município, integrada ao programa de Promoção e Manutenção da Saúde por meio de Atividades Desportivas, conhecido como Promasad.

O pontapé inicial para essa transformação educacional foi dado na manhã desta quarta-feira, 22, quando um grupo de 37 professores se reuniu para mergulhar no universo dos esportes adaptados. Os períodos da manhã e tarde foram dedicados à aprendizagem de práticas que visam atender às necessidades específicas dos alunos, garantindo inclusão e promovendo uma abordagem diferenciada nas aulas de educação física.

Os mentores dessa inovação são os profissionais de educação física Neiva Bueno, Maira Dallapria e Mikael Eduardo. Juntos, eles desenvolveram modalidades esportivas adaptadas, cuidadosamente projetadas para contribuir para o desenvolvimento psicomotor, estimular a socialização e promover uma melhor qualidade de vida por meio da prática esportiva. Participaram professores de educação física e recreação que atendem alunos do 1⁰ do 5⁰ ano e também membros da equipe pedagógica das escolas.

Neiva Bueno explica que as atividades contam com o aquecimento, interação entre alunos e claro as regras para que as atividades aconteçam. “Preparamos uma lista de atividades. São modalidades esportivas que foram adaptadas para as crianças. Como o Basquete Relógio, handebol por zona, vôlei no escuro, vôlei gigante e ainda atividades recreativas, como a de futebol com mão.”

Entre as atividades propostas, destacam-se o "Basquete Relógio", o "Handebol por Zona", o "Vôlei no Escuro", o "Vôlei Gigante" e atividades recreativas, como a peculiar "Futebol com Mão". Neiva Bueno detalha que cada atividade é estruturada com um aquecimento adequado, incentiva a interação entre os alunos e estabelece regras claras para garantir o bom andamento das atividades.

A receptividade por parte dos professores foi excepcional, e a Secretária de Educação, Silvia Mara Skottki Pinto, expressou entusiasmo em relação ao projeto. "O projeto é excelente e está oferecendo atividades pedagógicas que os professores não tinham conhecimento até então. O fato deles poderem praticar primeiro, ver como é desenvolvida, torna a atividade ainda mais fácil quando eles próprios forem aplicar."

Durante o treinamento matutino, o Secretário de Saúde, Paulo Borges Cardoso, visitou os professores, acompanhado pela Secretária de Educação, reforçando a importância da colaboração e troca de conhecimento. Ele salientou o papel crucial desempenhado pelos professores na promoção da saúde, tanto para si mesmos quanto para os alunos.

“A saúde, como sabemos, vai muito além da ausência de doenças. Ela se constrói no dia a dia, nas pequenas ações que promovem qualidade de vida e bem-estar. E é exatamente isso que estamos fazendo aqui estimulando o desenvolvimento integral das crianças. Quero parabenizar os professores pela receptividade e pelo comprometimento com este projeto e também parabenizar aos profissionais da saúde que estão a frente dessa atividade” finalizou Paulo.

Via: Assessoria Município de Corbélia - Foto: Divulgação


Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão! 

CANAL NO WHATSAPP  -  CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS 



Leia Também:
Publicar um comentário:
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.