sexta-feira, 09 de maio de 2025

Cascavel/PR

Fale conosco
Fechar Menu

Paraná

Polícia Penal participa de operação integrada contra organização criminosa no Sudoeste do Estado

Segundo as investigações integradas, foi possível identificar que alguns detentos ainda exerciam influência no crime organizado....

Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) do Paraná deu início a Operação Cidade Segura, que visa combater o crime organizado na região sudoeste do estado. A ação tem participação das polícias Civil, Militar e Penal, além da atuação do Ministério Público e do Poder Judiciário, com o objetivo de cumprir 150 mandados de prisão que resultaram em 77 prisões (sendo oito delas em flagrante), além de 31 transferências de apenados para garantir a efetividade da operação.

A operação ocorreu simultaneamente nos municípios de Francisco Beltrão, Mangueirinha, Mariópolis, Palmas, Pato Branco, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste e Vitorino, além de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O secretário da segurança pública, Hudson Leôncio Teixeira, explica que a operação é resultado de um trabalho de investigação de cinco meses das forças policiais: “Aqui nessa região, as polícias Civil, Militar e Penal trabalham de forma muito coesa e integrada. Então, durante esses cinco meses foram trocadas informações de inteligência e feito um planejamento operacional. E hoje, foi deflagrada a operação, que não se esgota por aqui, teremos outras operações ostensivas ao longo desses dias”.

Segundo as investigações integradas, foi possível identificar que alguns detentos ainda exerciam influência no crime organizado, o que culminou em 16 mandados de prisão cumpridos em unidades penais da coordenação regional da PPPR em Francisco Beltrão. Além disso, a Polícia Penal empregou 50 policiais em procedimentos de revistas das unidades e acompanhamentos de audiências de custódias, 15 viaturas e 2 drones durante a operação.

“Um dos focos da Polícia Penal do Paraná é trabalhar visando a segurança pública, com o intuito de desarticular o crime organizado em todo o estado com trabalhos investigativos. Nosso trabalho de inteligência já foi reconhecido nacionalmente e hoje somos referência no país. Ver o resultado do trabalho de diferentes forças policiais é muito gratificante e com certeza trará mais segurança à comunidade da região”, destaca o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto.

O diretor de segurança penitenciária do Paraná, João Paulo Schlemper, esclarece que para contribuir no andamento da operação, a Polícia Penal planejou uma retirada prévia de custodiados da Cadeia Pública de Palmas, a fim de manter a segurança e a ordem do local.

“Também foram realizados procedimentos de bate grade na Cadeia Pública de Pato Branco e na Penitenciária de Francisco Beltrão simultaneamente. Consideramos que a operação integrada foi um sucesso contra o crime organizado”, finaliza.

Via: Policia Penal do Paraná - Foto: Divulgação

Continue lendo

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.