Governo do Paraná e Fundo Privado firmam parceria para acolher mulheres em situação de violência
Iniciativa visa fortalecer rede pública de atendimento e proteção à população feminina da região...
A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI) do Paraná se reuniu com o Instituto Avon, representante do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, para assinar, nesta quarta-feira (06), um acordo de cooperação para implementar o Programa Acolhe no estado. O objetivo da parceria é aprimorar e ampliar serviços públicos de acolhimento e proteção às mulheres do Paraná.
O programa é um dos pilares de atuação do Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e pela Accor em 2020 com apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), responsável pela sua gestão, e do Bem Querer Mulher, que fornece suporte técnico para o seu funcionamento.
Além de oferecer abrigo alternativo temporário de até 15 dias em hotéis da Accor para mulheres em situação de violência e seus dependentes, o Acolhe oferece pensão completa, serviços de lavanderia, internet, atendimento social, psicológico e orientação jurídica e conta com o auxílio da rede multidisciplinar de acesso a direitos femininos de cada município para sua realização.
“Promover o acolhimento e cuidado às mulheres em situações de violência não apenas restaura a dignidade violada, mas também constrói um refúgio onde a empatia e o suporte se tornam fundamentais para a reconstrução de vidas. Estamos profundamente orgulhosos em fazer parte deste projeto tão significativo e unidos no compromisso de fazer a diferença nas vidas dessas mulheres”, destaca Ana Carolina Borzani, gerente de um dos hotéis da rede Accor participantes do Programa.
“A consolidação de mais uma parceria desta iniciativa é um fato muito relevante para nós. Chegamos ao Estado do Paraná para expandirmos cada vez mais a nossa missão de fazer com que mais mulheres possam reivindicar seus direitos e romper ciclos de violência com segurança, garantindo sua autonomia e bem-estar. Observar a transformação que é possível realizar nas vidas de tantas brasileiras quando o setor privado se une a instituições públicas é o que nos move”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
Desde a sua fundação, o programa viabilizou mais de 6 mil diárias para mulheres que necessitavam de abrigo seguro e impactou 2 mil agentes de redes públicas de enfrentamento à violência de gênero. Atualmente, mais de 300 municípios estão habilitados a utilizar o Acolhe.
“A parceria com o Instituto Avon para implementar o Programa Acolhe é uma iniciativa pioneira de hospedagem emergencial para mulheres e seus filhos em situações de violência doméstica e familiar. Este programa não apenas fornece refúgio seguro, mas também se dedica à reconstrução de vidas, complementando a rede de apoio existente. Destaco a importância desta colaboração, que não envolve repasses de recursos públicos, unindo esforços entre o Estado, o Instituto Avon e o INDES. Agradeço à Daniela Marques Grelin, Diretora-executiva do Instituto AVON, por juntar-se a nós nesta jornada essencial. Este é um passo fundamental na luta contra a violência doméstica, marcando um momento histórico para o Paraná na criação de um futuro mais seguro e justo para todas as mulheres”, diz Leandre Dal Ponte, Secretária da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa do Paraná.
A assinatura do acordo de cooperação ocorreu durante o encerramento da 1ª temporada da Caravana Paraná Unido pelas Mulheres, em Curitiba, evento realizado pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná com o objetivo de unir esforços pela valorização das mulheres e para o enfrentamento às violências de gênero. Estiveram presentes o governador do estado, Carlos Massa Ratinho Jr., a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, e a diretora executiva do Instituto Avon, Daniela Grelin.
Já na quinta-feira (07), será realizada a I Jornada Técnica de Política para Mulheres, onde o Programa Acolhe será apresentado por Beatriz Accioly, coordenadora de parcerias, pesquisa e impacto do Instituto Avon, para capacitar profissionais da rede pública de enfrentamento à violência local.
Sobre o Instituto Avon - O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, este ano, completa 20 anos de atuação na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 193 milhões em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.