22 de janeiro de 2026

Cascavel

Cascavel

Troféu Gralha Azul consagra Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro como destaque do interior

Único no interior, curso de Cascavel recebe mais importante prêmio de teatro do Estado

Foto:

O Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro, de Cascavel, foi agraciado com o Troféu Gralha Azul, o mais importante reconhecimento teatral do Paraná, em noite de gala no dia (11), no Teatro Guairinha, em Curitiba. A premiação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e do Centro Cultural Teatro Guaíra, com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná - SATED/PR, marcou a retomada após um intervalo de três anos causado pela pandemia do novo coronavírus.

O curso, em atividade desde 2010, é o único de sua categoria no interior do Paraná e tem se destacado por sua significativa contribuição para o cenário teatral regional. Coordenado por Mariane Yukari, o programa oferece uma formação abrangente, gratuita e com duração de um ano e meio, capacitando profissionais nas áreas de atuação, iluminação, cenografia, sonoplastia, maquiagem, figurinos, adereços, entre outros.

A indicação ao Troféu Gralha Azul veio do SATED PR, e a honraria foi entregue às professoras Mariane Yukari, atual coordenadora, e Maia Piva, professora e ex-coordenadora do curso. Estamos muito felizes com esse reconhecimento", comemora Mariane Yukari. O curso, que tem suas aulas realizadas todas as noites, de segunda a sexta-feira, oferece uma sólida formação teórica e prática, abrangendo 13 disciplinas específicas da área. Com o certificado de conclusão, os formados podem obter o Registro Profissional de Teatro (DRT) diretamente no Ministério do Trabalho, sem a necessidade de passar por banca de avaliação.

O Troféu Gralha Azul, criado em 1974, é um dos mais emblemáticos prêmios teatrais do Brasil e é considerado o mais importante do estado do Paraná. O Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro é o primeiro na região a receber essa distinção, consolidando sua importância no panorama cultural e artístico do estado.

A cerimônia de entrega do 40º Troféu Gralha Azul foi especial não apenas pela premiação do Curso Técnico de Teatro, mas também por marcar o retorno da premiação após o período de interrupção devido à pandemia. Com mais de 100 inscritos, a edição contou com algumas mudanças, incluindo a criação de uma categoria para espetáculos online, reconhecendo a adaptabilidade dos artistas diante das circunstâncias desafiadoras impostas pela Covid-19.

Além das homenagens aos profissionais da cena teatral, o evento destacou o curitibano Enéas Lour, com mais de 50 peças teatrais escritas, e Danilo Aveleda, pela dedicação à arte teatral. Três instituições foram também reconhecidas, entre elas o Curso Técnico de Teatro do Colégio Eleodoro, cujo trabalho exemplar reforça a importância da educação teatral no interior do Paraná.

Por: SOT/Via: Assessoria Município de Cascavel - Foto: Divulgação - Foto:

Leia Também

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.