Neste verão, os municípios de Santa Helena e Itaipulândia, na Costa Oeste do Paraná, receberão um reforço especial para garantir que todos possam desfrutar das águas refrescantes com segurança. A partir de 22 de dezembro, cadeiras anfíbias serão disponibilizadas nessas localidades, integrando o projeto Praia Acessível. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, e a Sanepar.
O projeto já estava em vigor no Litoral, com seis pontos de acesso aos equipamentos em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Agora, a novidade se estende também a Santa Helena e Itaipulândia, proporcionando momentos de lazer inclusivos para pessoas com dificuldade de locomoção.
As cadeiras anfíbias possibilitam que todos tenham acesso às águas com segurança, sendo um importante passo em direção à acessibilidade e inclusão. Profissionais capacitados, muitos deles estudantes ou formados em fisioterapia e educação física, estarão disponíveis para realizar os atendimentos.
O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca que a ampliação do projeto atende à demanda dos municípios e reforça o compromisso do Paraná em oferecer serviços inclusivos. "O Paraná é uma referência no atendimento às pessoas com deficiência, e isso nos motiva ainda mais para ampliar e melhorar os serviços", ressalta o secretário.
A prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, expressa sua satisfação com a parceria. "Nós temos aqui o nosso balneário, a nossa prainha, e ficamos muito felizes com essa parceria com o Governo do Estado, para que possamos oferecer aos nossos moradores e turistas momentos de lazer, descontração e, principalmente, inclusão", destaca a prefeita.
Com essa iniciativa, o Paraná reforça seu compromisso em promover um verão acessível e inclusivo, garantindo que todos possam aproveitar as belezas naturais do estado com conforto e segurança.
CADEIRAS ANFÍBIAS – O equipamento tem rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.
Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar ou em rios em uma profundidade segura. O uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.
De 22 de dezembro de 2023 a 13 de fevereiro de 2024 - de sexta a domingo das 9h às 12h e das 15h às 19h
Itaipulândia
Balneário Jacutinga
Av. Beija Flor, Linha Jacutinga
Santa Helena
Balneário Municipal de Santa Helena
Prolongamento da Av. Brasil S/N
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Leonardo Sguarezi/SECOM
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS