Na última semana, o município de Itaipulândia promoveu uma Audiência Pública crucial para a apresentação e aprovação da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento, realizado no auditório do Paço Municipal Tancredo Neves, contou com a participação ativa da comunidade, autoridades locais e membros da Comissão de Revisão, além de representantes de entidades como o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a colônia de pescadores.
A audiência teve como foco central envolver a população na discussão da política pública de saneamento básico, seguindo uma abordagem participativa que incluiu mobilização social e audiências prévias. Os documentos apresentados abrangeram os quatro eixos fundamentais do saneamento municipal: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, bem como a gestão de resíduos sólidos. As propostas e ações para aprimoramentos foram debatidas, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo, com um horizonte de planejamento para os próximos 20 anos.
Durante a audiência, foi ressaltada a importância dos dados apresentados, oferecendo um diagnóstico abrangente dos desafios existentes, prognósticos e sugestões para melhorias. O município, alinhado às legislações nacionais, incluindo o novo marco do saneamento básico (Lei Federal n°.14.026/2020), a Lei do Saneamento Básico (Lei Federal 11.445/2007) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal n.º 12.305/2010), busca cumprir os requisitos legais e promover melhorias significativas na qualidade de vida da população. Com a aprovação na audiência pública, os documentos revisados seguirão para regulamentação pelo poder legislativo, cumprindo o prazo máximo de 10 anos estabelecido pelo novo marco do saneamento básico.
Via: SOT/Luiz Felipe Max - Foto: Secom/Itaipulândia
Envie sugestões de Pautas, Fotos, Videos, ou Participe do grupo no WhatsApp ou do nosso Canal no Telegram receba as principais notícias do oeste do Paraná em primeira mão!
CANAL NO WHATSAPP - CANAL DO TELEGRAM - GOOGLE NEWS